Dry January: como podem as marcas explorar a tendência da “Lei Seca”?

Opinião de Nuno Lamúrias, head of Marketing da APPLIC8

O Dry January é uma iniciativa que surgiu em 2013 no Reino Unido, criada pela organização de caridade Alcohol Change UK. A ideia inicial era simples: desafiar as pessoas a não consumirem álcool durante os primeiros dias de janeiro, promovendo, assim, um estilo de vida mais saudável.

Esta tendência ganhou rapidamente tração internacional e, hoje, é adotada por milhões de pessoas em vários países. O Dry January vai além de uma simples pausa no álcool; é uma oportunidade para reflexão e mudança de comportamento a longo prazo.

Mas como podem as marcas aproveitar o Dry January e alavancar as suas vendas durante este período?

Evidentemente, há aqui uma oportunidade para comunicar e promover bebidas sem álcool, sejam elas cervejas sem álcool, mocktails (cocktails sem álcool) ou outras opções saudáveis, como a popular kombucha ou as águas com sabor.

E se o não consumo de álcool pode resultar em mais tempo em casa, há outras indústrias que também podem capitalizar este momento. As empresas de entregas em casa, plataformas de streaming e editoras de livros, por exemplo, podem ver aqui uma oportunidade, já que as pessoas estarão mais inclinadas a ocupar o seu tempo (e a sua mente) de forma produtiva.

Para atividades fora de casa – e porque o Dry January também se configura como uma afirmação de estilo de vida – os ginásios e outros estabelecimentos de desporto podem utilizar este período para implementar campanhas de captação de novos clientes.

Por fim, a restauração – que poderia ser um dos grandes “perdedores” deste fenómeno social – pode usar a criatividade e criar menus específicos para o Dry January, conseguindo, assim, atrair os aderentes ao movimento para fora de casa, sem que se sintam culpados, mantendo a sua jornada de desafio pessoal intacta.

Os profissionais de marketing estão sempre atentos a fenómenos sociais e tendências que lhes permitam criar novas formas de se conectar com os seus potenciais clientes. É por isso que as campanhas de época – como as de Natal – têm tanto sucesso, gerando forte identificação entre os consumidores. E porque não ser inovador e aproveitar a boleia (sem álcool) do Dry January?

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