Drones já podem entregar encomendas em França
A primeira rota comercial de entrega de encomendas por drones do DPDgroup foi aprovada pela Direcção-Geral da Aviação Civil (DGAC) francesa. A filial de transporte expresso de encomendas do Grupo La Poste passa a poder utilizar veículos aéreos não tripulados para fazer chegar os pedidos dos consumidores a suas casas.
A rota aprovada diz respeito apenas ao distrito de Var, em França, e é o resultado de dois anos de testes, de acordo com comunicado. O drone do DPDgroup está, porém, limitado a um único percurso de 15 quilómetros, que vai de Saint-Maximin-La-Sainte-Beaume a Pourrières, onde deverá entregar encomendas numa incubadora de empresas.
As entregas acontecerão apenas uma vez por semana e terão tanto com ponto de partida como de chegada um local pickup. Desta forma, são asseguradas todas as fases do processo, desde a descolagem ao desembarque e colocação do pacote, explica o DPDgroup.
A nova rota comercial pode ser utilizada tanto pela Chronopost como pela DPD, ambas do mesmo grupo, em França, mas a hipótese de alargar o projecto a outros países não fica de fora. “No caso concreto de Portugal, esta seria uma abordagem interessante, pela maturidade do mercado, sendo hoje a inovação uma necessidade estratégica para a maioria das empresas”, refere o grupo, lembrando ainda as dificuldades pelas restrições geradas através da chamada “Lei dos Drones”.