Drone aquático português vence concurso internacional

ziphiusO drone aquático Ziphius, desenvolvido pela portuguesa Azorean, ganhou os dois prémios do concurso Insert Coin, promovido pelo blogue tecnológico Engadget com o intuito de premiar gadgets orientados para “crowdfunding”. A startup portuguesa arrecadou 25 mil dólares (cerca de 19,3 mil euros) de prémio.

Depois de ter sido seleccionado como um dos cinco finalistas a concurso, o Ziphius foi o projecto mais votado online e no evento, cuja final decorreu no passado fim-de-semana em São Francisco, EUA, encaixando 5 mil dólares. Para além disso, o protótipo português recebeu ainda o Grande Prémio, correspondente a 20 mil dólares, que foi atribuído pelo júri, público presente na final do evento e votação online.

A Azorean, uma spin-off da Ydreams, está a planear uma campanha de “crowdfunding” prevista para a Primavera com o objectivo de financiar a produção industrial do Ziphius. “Esta é sem dúvida uma excelente oportunidade para a empresa Azorean, pois é uma importante ajuda para a obtenção do financiamento necessário para passar de protótipo a um produto com distribuição mundial”, sublinha em nota de imprensa a empresa liderada por Edmundo Nobre. “A visibilidade deste evento e do blogue Engadget permitem ao Ziphius ganhar notoriedade internacional”, reitera.

O Ziphius é “o primeiro drone aquático controlado por telemóvel ou tablet que inclui jogos de realidade aumentada e comportamentos autónomos”, explica a Azorean. O gadget, que poderá vir a ser utilizado em piscinas, lagos e no mar, está ainda em fase de protótipo, e inclui uma câmara com tilt que captura imagens subaquáticas.

O equipamento pode ser manuseado a partir de uma aplicação de controlo disponível para iOS e Android, sendo que, nos smartphones e tablets, é ainda possível instalar jogos que usam tecnologia de realidade aumentada e processamento de imagem para “permitir ao Ziphius ter comportamentos autónomos e navegar em mundos aquáticos imaginários”, adianta a spin-off da YDreams.

Veja aqui o vídeo de apresentação do Ziphius:

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...