Dreamia: O cinema no conforto de nossa casa

Presente em Portugal há mais de 25 anos, pelas mãos da Dreamia, o Canal Hollywood tem vindo a consolidar a liderança no segmento cinema e séries da televisão por subscrição. «Em Portugal, quando decidimos ver um filme no conforto de nossa casa, a opção imediata é passar pelo Canal Hollywood e ver o que está a exibir. Isto é consequência não só do facto de ter sido uma marca pioneira – já que foi o primeiro canal 100% dedicado ao cinema no nosso País –, mas também por manter uma linha editorial com uma proposta de valor clara e definida, adaptada às tendências e gostos locais, bem como ter conseguido assegurar uma linha de comunicação constante durante estes 25 anos, que lhe tem permitido manter-se no top of mind da categoria e líder de audiências no segmento cinema e séries pelo décimo ano consecutivo», salienta Jorge Ruano, director de Marketing da Dreamia. O profissional lembra que a marca é forte e conta com o carinho dos espectadores portugueses. «Um serão em casa com pipocas a ver um filme no Canal Hollywood é sempre um bom plano.»

Com o claim “Canal Hollywood. O Cinema em Casa”, em 2021, pelo décimo ano consecutivo, o Canal Hollywood voltou a ocupar a liderança na temática de filmes e séries em Portugal, com um share médio de 2% no universo total de lares com cabo, de acordo com dados da CAEM/GFK. Um balanço que o director considera «positivo». Um canal, de resto, que se dirige a um target variado. Quando as pessoas pensam em ver cinema, a sua primeira opção, a mais instintiva, é procurar o Canal Hollywood. Por isso, o posicionamento também está definido como sendo a primeira opção de consumo de cinema em casa.


ÊXITOS DE SOFÁ E PIPOCAS

O ano de 2021 foi marcado pelas comemorações dos 25 anos do canal, tendo o filme “Aquaman” sido o mais visto do Pay TV com mais de 250 mil espectadores e um share de 7,1% (segundo dados CAEM/GFK/MediaMonitor/YUMIAnalytics). No Top 5 dos filmes mais vistos do ano no Canal Hollywood em 2021 juntam-se ainda os filmes “Homem de Aço”, “Rambo, a Última Batalha”, “Correio de Risco 2” e “Viagem ao Centro da Terra 2: A Ilha Misteriosa”.

Nos dois primeiros meses deste ano o Canal Hollywood continua a liderar o segmento de cinema, algo que tenciona manter durante todo o ano de 2022. Para o conseguir, já adquiriu um forte catálogo de filmes. Mas, sublinha Jorge Ruano, com a retoma da normalidade, «deveremos ficar atentos também à evolução das tendências de consumo». Para além disso, está a ser retomado o investimento em produções próprias do Canal Hollywood, que permitem ter uma oferta mais próxima do público português e diferenciarem-se da concorrência.

Para já, comemora-se a tradicional Semana dos Óscares do Canal Hollywood com a emissão de uma selecção de filmes premiados, que irá ter o seu ponto alto com a emissão do “Joker”, o grande vencedor da edição de 2020. Durante o ano, para além da oferta habitual, terão uma selecção de blockbusters recentes que permitem manter a frescura do canal. Alguns desses exemplos são “Fantastic Beasts: The Crimes of Grindelwald”, “Godzilla: King of The Monsters”, “Shazam”, “Pokemon: Detective Pikachu”… e muitos mais que ainda não podem ser divulgados.

«Procuramos sempre ser ágeis na adaptação ao mercado e aos gostos do público. O cinema em casa continua a ser um segmento com enorme procura e com um consumo ainda bastante tradicional. As pessoas querem ver bons filmes com actores reconhecidos, sempre com uma ligeira preferência para a acção», comenta o mesmo responsável. No Canal Hollywood têm conseguido garantir um conteúdo de qualidade, que assegura que, quando o espectador passa pelo canal, encontra sempre um bom filme que apetece ver ou rever, sem ter que perder tempo em pesquisas intermináveis.


PLATAFORMAS DE STREAMING

E se, no passado, o Canal Hollywood competia apenas com outros canais de televisão, agora compete também com as plataformas de streaming. «Passámos para um modelo onde o espectador tem uma multitude de opções e decide o que quer ver e quando quer ver», comenta Jorge Ruano. Daí que o responsável da Dreamia considere que continuar a oferecer a melhor selecção de filmes, adaptada aos gostos locais, e manterem-se fortes na notoriedade e relevância da marca «serão fundamentais para o futuro, bem como a forma como nos adaptamos a esta mudança de paradigma no sector». Para isto acontecer, acredita que se devem manter fortes no investimento, no que diz respeito à aquisição de conteúdos, no desenvolvimento de novas iniciativas digitais relevantes para o espectador e na gestão da marca, de forma que seja percebida como a referência da categoria e se mantenha apelativa para o mesmo.

Recentemente, o Canal Hollywood lançou um novo website com uma ferramenta que permite agregar os filmes da programação do canal consoante o mood dos telespectadores (“Hollymood”). «A aposta em iniciativas digitais que permitam capitalizar a marca também neste ecossistema será uma constante no futuro e, no caso do website, que tem como função principal ser um método de consulta de programação, pensamos que seria mais divertido e apelativo poder fazê-lo em função do nosso estado de espírito», comenta.

Tal como acontece com o resto dos canais da Dreamia, a estratégia do Canal Hollywood passa por se adaptar à mudança de paradigma no que diz respeito ao consumo de conteúdos. Para isso, detalha Jorge Ruano, estão a trabalhar em novos projectos que permitam às marcas continuar a ser relevantes em todas as áreas, mas principalmente no digital. «Há poucos meses, lançámos a nossa primeira plataforma de streaming, o Panda+, e para o resto de canais estamos a trabalhar também em iniciativas digitais que contribuam para sustentar este processo de renovação», acrescenta.

O tema da aposta no streaming com a marca Canal Hollywood está em cima da mesa, mas Jorge Ruano deixa claro que, apesar de ser algo que parece óbvio, estão a avaliar como devem dar esse passo, sem passar a ser mais uma plataforma de streaming num mercado que parece começar a ficar saturado. «Estamos conscientes que o Share of Wallet é limitado e sabemos que existem outras fórmulas que também garantem a nossa relevância para o espectador. Os operadores de Pay TV, os nossos parceiros naturais, oferecem soluções que permitem chegar a um público amplo de uma forma muito directa e com possibilidades de crescimento», assegura.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Cinema e Cinema em Casa”, publicado na edição de Março (n.º 308) da Marketeer.

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