Dove muda o logotipo para prateado depois de pivô ser despedida pelo seu cabelo branco
#KeepTheGrey é o mote da nova campanha da Dove que quer incentivar as mulheres a assumirem os seus cabelos brancos. Para reforçar a mensagem, a marca de cuidados da pele alterou temporariamente a cor do seu logotipo, passando a pomba a ser prateada.
A aposta publicitária digital chega pouco tempo depois de Lisa LaFlamme, uma pivô do canal de notícias canadiano CTV National News, ter sido despedida por deixar de pintar o seu cabelo grisalho.
De acordo com a imprensa internacional, o vice-presidente executivo da Bell Media, a empresa proprietária do canal, questionou directamente Lisa LaFlamme sobre a sua decisão de não pintar o cabelo, numa demonstração sexista de como a sociedade olha para homens e mulheres com cabelos brancos.
A Dove encoraja também os utilizadores das redes sociais a alterarem as suas fotos de perfil para prateado como forma de apoiar a causa e revela que irá doar 100 mil dólares à associação Catalyst, focada em criar ambientes de trabalho que funcionam para as mulheres.
Embora a Dove nunca tenha criado uma campanha especificamente sobre cabelos grisalhos, esta iniciativa segue em linha com a estratégia de comunicação que pretende mostrar a abrangência da beleza, que não tem de seguir os estereótipos e as normas impostas pela sociedade.
«Actualmente fala-se muito na discriminação com base na idade e queríamos transformar essa energia em algo positivo. Sempre nos empenhámos em fazer com que a beleza seja uma boa experiência para todas as mulheres. Vimos uma oportunidade nesta situação, porque é crucial falar deste assunto para que as coisas mudem» comenta, citada pelo The Message, Leslie Golts, head of Marketing, Beauty and Wellbeing da Dove.
Age is beautiful. Women should be able to do it on their own terms, without any consequences 👩🏼🦳👩🏾🦳Dove is donating $100,000 to Catalyst, a Canadian organization helping build inclusive workplaces for all women. Go grey with us, turn your profile picture greyscale and #KeepTheGrey pic.twitter.com/SW5X93r4Qj
— Dove Canada (@DoveCanada) August 21, 2022