Dove lança novo projeto e convida mulheres a desfazer, desaprender e rejeitar ideais de beleza prejudiciais

O Ano Novo é muitas vezes um momento de reflexão e mudança, mas infelizmente, para muitas mulheres, especialmente as Millennnials, é também um momento em que as pressões sociais e os ideais de beleza inatingíveis podem vir à tona.

Para começar 2025, a Dove está a convidar as mulheres a rasgarem as regras e a cortarem os laços com a “busca da perfeição” ao definirem as suas resoluções.

Em 2024, a marca lançou o relatório The Real State of Beauty. Este estudo global descobriu que as mulheres Millennials têm a confiança corporal mais baixa em comparação com as gerações anteriores e, como resultado, estão a indexar em excesso as condições de saúde ligadas à imagem corporal.

A investigação também revelou que uma em cada três mulheres abdicaria de um ano da sua vida para ter o corpo “perfeito” e 69% admitem não comparecer em compromissos sociais devido à sua fraca confiança corporal. Esta situação é especialmente acentuada na altura do Ano Novo, com uma em cada duas mulheres a tomar resoluções de Ano Novo por se sentirem insatisfeitas com o seu corpo, centrando-se frequentemente em novas dietas e na perda de peso, melhorando a aparência e parecendo mais jovens.

De acordo com a marca, há muito que as mulheres estão sujeitas a pressões tóxicas de beleza, aprendendo frequentemente a odiar o seu corpo. Após 20 anos a construir a confiança corporal dos jovens, Dove lançou o seu primeiro programa de confiança corporal para mulheres, capacitando-as a iniciar a sua própria jornada de confiança corporal.

Experiência de aprendizagem online

A partir de 1 de janeiro de 2025, o Projeto Dove Auto-Estima para Mulheres será lançado com uma experiência de aprendizagem online em Dove.com.

O conteúdo, apoiado pela ciência, focar-se-á no compromisso de não fazer, não aprender e rejeitar ideais de beleza prejudiciais. O programa online irá explorar os seguintes tópicos principais: Curar a relação com o próprio corpo numa altura de pressões complexas sobre a imagem corporal, como o Ano Novo; Definir a confiança corporal e o que isso representa na vida de cada um; as influências da confiança corporal e a forma como as pressões sociais afectam a relação com o próprio corpo; e definir a beleza nos seus próprios termos.

“Durante 20 anos, a Dove equipou os jovens com recursos para melhorar a sua autoestima e confiança corporal, e agora estamos a expandir o nosso foco para as mulheres, muitas das quais cresceram sob o peso de padrões de beleza irrealistas reforçados pelos meios de comunicação social. À medida que entramos num novo ano, encorajamos de todo o coração as mulheres a tomarem resoluções que se concentrem na sua própria felicidade e alegria, em vez de nestes padrões negativos”, disse Marcela Melero, diretora de crescimento da Dove Personal Care North America e da Dove Masterbrand.

“Através da primeira série de confiança corporal da Dove para mulheres, o nosso objetivo é apoiar as mulheres na rejeição de ideais inatingíveis, abraçar a autenticidade e redefinir a beleza nos seus próprios termos.”

As “não resoluções” de Ano Novo desafiam os padrões de beleza estreitos da sociedade

A Dove também convida as mulheres a libertarem-se dos padrões de beleza limitadores, estabelecendo uma “não resolução” de Ano Novo para 2025. As participantes podem escrever uma resolução numa nota adesiva e rasgá-la ou utilizar uma nota adesiva digital no TikTok para partilhar o seu compromisso com a sua comunidade.

“Muitas mulheres estabelecem resoluções de Ano Novo para mudar o seu corpo, mas muitas vezes são objectivos insatisfatórios, motivados pelos padrões de beleza limitados da sociedade. Desviam a nossa atenção do que é verdadeiramente importante”, afirma a Professora Phillippa Diedrichs, especialista em imagem corporal do Centre of Appearance Research da University of West England.

“A Dove tem sido pioneira na redefinição da verdadeira beleza e esta nova série de conteúdos é um convite poderoso para as mulheres da geração do milénio quebrarem este ciclo e redefinirem a sua relação com os seus corpos.”

O Projeto Dove Self-Esteem chegou a mais de 114 milhões de jovens em 153 países, oferecendo educação sobre confiança corporal e autoestima.

A Dove diz que se dedica a garantir que as mulheres de todas as gerações estejam equipadas com os recursos e as ferramentas de que precisam para construir uma confiança corporal e uma autoestima duradouras.

Artigos relacionados