Doutor Finanças lança guia que ajuda a escolher o melhor seguro
Já está disponível o Guia de Seguros do Doutor Finanças, plataforma especializada em finanças pessoais e familiares que procura oferecer aos portugueses uma nova fonte de informação com dados úteis para quem está interessado em contratar e/ou rever um seguro.
De acordo com Rui Bairrada, CEO do Doutor Finanças, «é fundamental estarmos informados antecipadamente sobre como funcionam os seguros». O novo guia tem por base esta premissa, apresentando-se sob a forma de roteiro «onde são destacadas as características que melhor definem os principais seguros do ramo vida e não vida, facultativos ou obrigatórios».
O primeiro passo a dar antes de contratar um seguro será perceber como é que estes produtos funcionam e, além disso, conhecer os principais termos presentes nos contratos. Sabe o que é o prémio? E o capital seguro? Períodos de carência, exclusões ou franquias são outras expressões a estudar antes de avançar.
O Guia de Seguros do Doutor Finanças alerta também para a importância de garantir que no contrato estão explícitas informações como as percentagens comparticipadas pela seguradora em cada sinistro, o capital disponível para cada cobertura por ano, o valor da franquia inicial de cada cobertura e a modalidade escolhida.
Nos seguros de saúde e nos seguros de animais, em particular, deve ser dada especial atenção ao período de carência que existe entre o momento de contratação e o momento em que se pode começar a utilizá-lo. Quanto aos seguros de saúde, importa saber que se pode optar ou não por uma actualização do capital em dívida. Isto é: “ao fazer um crédito habitação e ao escolher a actualização de capitais automática, o valor do seguro acompanha o valor em dívida, o que significa que, em caso de sinistro, o banco fica com o valor correspondente à dívida no momento e a mesma fica saldada”, explica a plataforma. Porém, os segurados podem escolher não actualizar o capital em dívida e, em alternativa, pagar um prémio superior e, desta forma, garantir um valor extra para a família, em caso de sinistro.
Contratação de seguros (presencialmente ou online) e os diferentes tipos disponíveis (como responsabilidade civil, escolar ou de protecção a um crédito) também estão entre os tópicos abordados no guia.