Dos vestidos cintados à roupa desportiva: estes são os maiores ícones da moda no século XX
A moda é um sector em constante movimento, influenciada por tudo o que nos rodeia, que não olha a fronteiras ou barreiras. Pelo contrário, tem tendência a quebrá-las. Uma das épocas mais prolíficas, em que a moda falava mais do que as palavras, foi o século XX, cheio de ícones e de, bem… modas.
No início dos anos 1900, a actriz Camille Clifford imortalizou-se como o ideal da mulher americana independente, numa ilustração de Charles Dana Gibson. Figurava cabelo longo apanhado e vestidos cintados, sugere a CNN Style.
Na década de 1910, com a Primeira Guerra Mundial a começar e acabar, muitas mulheres foram obrigadas a juntar-se à classe laboral para fazer face à escassez de trabalhadores enviados para os campos de batalha. Assim, as saias passaram a ter bainhas mais curtas e os vestidos mais largos, para facilitar o movimento. Neste sentido, o designer Paul Poiret ficou conhecido por colocar fim aos espartilhos e corpetes.
Já na Belle Èpoque, os gloriosos anos 20, Coco Chanel emergiu como a figura a seguir, com a indumentária famosa da altura: vestidos com cinturas descaídas, cabelo curto e penas na cabeça. Nos 10 anos seguintes e euforia diminuiu e com ela voltaram looks mais sóbrios. Marlene Dietrich foi uma das que começou por desafiar as normas da moda, ao usar roupa andrógena nos seus filmes. O mesmo aconteceu com Katharine Hepburn.
Os anos 40 foram a época da reviravolta nos tradicionais fatos. Popularizados por artistas de jazz afro-americanos, os novos fatos contavam com calças largas e casacos compridos.
Segue-se a década de James Dean e Marilyn Monroe, as estrelas do cinema que derretiam corações pela sua aparência invejável. Estava na moda a t-shirt branca, as calças de ganga e um casaco nos homens. Nas mulheres esperavam-se vestidos rodados, só com um ombro e tops cintados que enalteciam a figura feminina.
Em 1960 inicia-se a última década da televisão a preto e branco e também uma miríade de diversas tendências de moda. A actriz Audrey Hepburn é conhecida por incorporar diversos elementos das várias facetas. Seguem-se os anos 70, quando cada um era totalmente livre de expressar a sua individualidade. A moda foi uma das opções para muitos, que começaram a mostrar mais pele com as roupas que usavam. David Bowie e Diana Ross são os grandes ícones desta altura.
Aquilo que hoje em dia é um look athleisure parece ter começado nos anos 80 com figuras como a princesa Diana., que quebrou as normas da família com que casou. O mesmo aconteceu com Prince, que saiu da sombra de Bowie para seguir a sua própria vertente e desafiar estereótipos através do guarda-roupa.
O século termina com os pouco longínquos anos 90, onde o pico da moda era a roupa desportiva misturada com peças mais formais – tal como Michael Jornal usava.