Dos chats privados ao video on demand. Saiba o que está a mudar no YouTube
O YouTube está cada vez mais parecido com o Twitch. A plataforma de vídeo da Google acaba de lançar três novas ferramentas, que já podiam ser encontradas na sua rival detida pela Amazon: chats somente para subscritores, clips de video on demand e sondagens.
As novidades dizem respeito ao formato de livestreaming e permite aos donos de canais no YouTube criarem novas formas de interacção com os seus seguidores.
A principal diferença em relação ao Twitch estaria no tipo de conteúdos transmitidos, já que o YouTube é mais abrangente a nível temático. No entanto, ao apresentar as novas ferramentas, o YouTube faz questão de se dirigir especificamente aos criadores de conteúdos de gaming e livestreamers.
“Hoje, estamos a partilhar três actualizações de produto altamente solicitadas e pelas quais sabemos que os streamers e os criadores de gaming têm esperado. Com estas ferramentas, fazemos com que a interacção com a vossa audiência em directo e a partilha de momentos memoráveis seja ainda mais fácil”, indica o YouTube.
Por um lado, passa a ser possível conversar somente com os subscritores do canal durante uma transmissão em directo. Estes chats especiais passam a estar disponíveis para todos os streamers no YouTube.
Outra das novidades passa pela possibilidade de quem está a assistir partilhar os melhores momentos da transmissão com outras pessoas através de pequenos clips (5 a 60 segundos). Para já, esta ferramenta está ao alcance apenas de criadores de gaming com pelo menos mil subscritores, mas deverá ser alargada a todos no futuro.
Por fim, passa a ser possível realizar sondagens durante os livestreamings. Esta ferramenta está disponível para todos os criadores e promete aumentar a interactividade.