Dormia num vaso ou numa bola de futebol? Airbnb financia alojamentos “fora da caixa”
A Airbnb criou um fundo no valor de 10 milhões de dólares para dar vida às ideias “mais loucas” para novos alojamentos na plataforma. No total, 100 projectos de 23 países serão financiados através deste fundo – e dois deles serão construídos em Portugal.
O concurso da Airbnb analisou milhares de candidaturas de todo o mundo, que foram submetidas por designers, arquitectos, decoradores e construtores. As 100 candidaturas seleccionadas receberão até 100 mil dólares de financiamento para levarem as suas ideias do papel à realidade. Estes projectos deverão estar concluídos até ao Verão de 2023 e serão incluídos na categoria “Meu Deus!” da Aribnb.
Os vencedores foram escolhidos por um júri que inclui a ícone de design e estilo Iris Apfel, o especialista em arquitectura Koichi Takada, a superhost do Airbnb Kristie Wolfe e o vice-president of Experiential do Airbnb, Bruce Vaughn. Entre os vencedores, há dois projectos que serão implementados em Portugal e que foram apresentados por Dominic H. (Eco Pyramid at the Belly Button of the Land) e Martino M. (Fallen Wine Bottle With a “Wine” Pool). «As ideias vencedoras destacaram-se pelo seu design único e inspirador, preocupação sustentável e novas formas de oferecer experiências envolventes aos hóspedes», explica a Airbnb em comunicado.
De um farol na Suécia acessível apenas por barco a um crânio de dinossauro fossilizado no deserto, passando por um vaso de flores, uma bola de futebol ou uma casa feita em forma de pneu gigante, as ideias de alojamento submetidas ao fundo da Airbnb são para todos os gostos.
A Airbnb revelou ainda algumas curiosidades sobre o processo de candidaturas: entre os milhares de projectos apresentados, cerca de 400 oferecem experiências de observação das estrelas, 777 são inspirados em frutas e 509 são inspiradas na forma dos cogumelos.