Dono de restaurante de luxo ameaça e oferece recompensa para encontrar críticos do negócio

O mercado das críticas a restaurantes pode ter ido longe demais. Com a proliferação de avaliações virais em plataformas como o Google e redes sociais, as discussões sobre as críticas ganharam novos contornos.

Um caso recente ocorrido em Kyoto, no Japão, levou essa discussão a outro nível. Dois clientes deixaram uma avaliação negativa sobre um restaurante de luxo que enfureceu o proprietário. Em resposta, o dono tomou uma atitude extrema: ofereceu uma recompensa de 100.000 ienes (cerca de 640 euros) para quem revelasse a identidade dos críticos. Objetivo? Não seria fazê-los mudar de ideias de forma civilizada uma vez que este divulgou uma foto dos clientes e fez ameaças diretas.

A história passou fronteiras, chegando inclusive a meios de comunicação como o New York Post. O dono do restaurante de ramen não apenas ofereceu dinheiro por informações sobre os clientes, como também fez publicações agressivas na sua conta de Instagram. Numa das mensagens, afirmou: “Deveriam evitar comer fora. Um dia, poderão ser crucificados.” A publicação foi apagada logo depois.

O proprietário exigiu inclusive que voltassem ao restaurante para deixar uma avaliação positiva, insinuando que, caso contrário, nem a segurança de suas famílias estaria garantida. As declarações geraram uma onda de críticas e indignação nas redes sociais, forçando o empresário a desculpar-se e o restaurante a emitir um pedido de desculpa público.

Artigos relacionados