Donas do Facebook, Google e Amazon respondem por 46% do investimento publicitário
Em 2019, a Meta (dona do Facebook, Instagram e WhatsApp), a Alphabet (dona da Google) e a Amazon receberam o equivalente a 33,8% do total do investimento publicitário, a nível mundial. Em 2020, este valor subiu para 40,3%, verificando-se novo salto em 2021: no ano passado, estas três gigantes tecnológicas receberam 46,1% do valor total.
Os números são apontados pelo WARC com base em dados das próprias empresas e na análise da sua unidade WARC Data, segundo a qual as três tecnológicas são líderes nos respectivos meios: a Alphabet em pesquisa (motor de busca Google) e em vídeo online (YouTube); a Meta em rede sociais (Facebook e Instagram); e a Amazon em comércio electrónico.
Além disso, todas têm visto a respectiva quota do mercado publicitário aumentar. E a explicação poderá ser simples: a aceleração da transição digital, um pouco por todo o mundo e abrangendo diferentes áreas de negócio.
Segundo o WARC, se os níveis actuais de crescimento se mantiverem, a Alphabet, a Meta e a Amazon deverão responder por mais de metade do investimento publicitário alocado em 2022.