Donas da Google, Facebook e Amazon vão responder por metade da publicidade em 2025
Dados do WARC – World Advertising Research Center revelam que o mercado publicitário, a nível mundial, deverá ascender a um milhão de milhão de dólares em 2025. Por esta altura, a Alphabet (que detém a Google e o YouTube), a Meta (dona do Facebook, Instagram e Whatsapp) e a Amazon responderão por mais de metade dos gastos.
Quer isto dizer que mais de 500 mil milhões de dólares sairão das mãos dos anunciantes em direcção a plataformas geridas por essas empresas, de acordo com previsões apontadas no relatório “Global Advertising Trends”.
James McDonald, director of Data, Intelligence & Forecasting no WARC, explica que, apesar de alguns obstáculos e potenciais reviravoltas, os dados mostram que «estamos actualmente a testemunhar um boom no mercado de publicidade como nunca vimos antes». O mesmo responsável adianta que o Instagram é, hoje, a maior rede social do mundo e que a tendência será para continuar.
O Instagram será, aliás, uma das plataformas a registar um aumento mais significativo em termos de investimento publicitário já este ano: 60% dos profissionais da área da publicidade inquiridos pelo WARC planeia incrementar os gastos.
Porém, há plataformas que superam o Instagram em termos de aumento do investimento previsto (o que não significa que, no final, o valor investido seja superior): 66% dos inquiridos tenciona gastar mais, este ano, no TikTok e 61% no YouTube.