Dona do Continente inaugura a maior central fotovoltaica em cobertura da Península Ibérica
A Sonae MC, através da Elergone Energia, construiu uma nova central fotovoltaica na Azambuja, capaz de assegurar 30% da potência do entreposto que detém nesta localidade. A dona dos supermercados Continente adianta, em comunicado, que são 6.900 painéis, com uma potência de 3MWp e uma produção anual de 4GWh.
Além disso, tem 20 mil metros quadrados de área. Números como estes fazem com que a nova central fotovoltaica seja a “maior em cobertura na Península Ibérica”.
Segundo a Sonae MC, a sua estratégia ambiental passa por uma operação zero carbono assente na produção de energia eficiente a partir de fontes renováveis. “A empresa reforça assim o investimento em energias limpas, que permitem reduzir o consumo previsto em 30% e evitar 1880 toneladas/ano de CO2”, indica ainda a Sonae MC. Esta poupança será equivalente, em termos comparativos, a mais d e84 mil árvores plantadas.
Sobre a Elergone, a Sonae MC revela que, no ano passado, comercializou 685 GWh de electricidade para dar resposta às necessidades energéticas dos seus clientes industriais em Portugal, mas também das subsidiárias da holding Sonae S.G.P.S. Este valor (685 GWh) corresponde a cerca de 4% do total de energia eléctrica consumido pela indústria em Portugal.