Dona da Zara e Stradivarius vai fazer vendas em directo na Europa

A gigante do sector têxtil Inditex, dona de marcas como a Zara e a Stradivarius, anunciou que irá expandir o seu modelo de live shopping para Espanha, após o sucesso obtido com esta estratégia na China, revela o ABC Espanha. Esta modalidade de venda em directo, que estava disponível apenas no mercado chinês através da Zara, será agora introduzida noutras regiões, como Estados Unidos, Europa e Reino Unido.

O live shopping consiste em transmissões ao vivo, geralmente feitas em plataformas de redes sociais ou através de uma plataforma própria, onde são apresentadas colecções de moda e acessórios, simulando um desfile digital. Durante estas transmissões, os consumidores podem comprar os produtos em tempo real ou adicioná-los ao seu carrinho digital para compras posteriores.

Na China, a Zara utiliza a plataforma Douyin, o equivalente ao TikTok. Embora a Inditex ainda não tenha revelado em que plataformas o live shopping será disponibilizado na Europa, as expectativas são altas. A empresa pode optar por uma plataforma própria para ter maior controlo sobre os conteúdos e evitar depender de redes sociais de terceiros.

De acordo com um relatório do banco de investimento Jefferies, o live shopping tem potencial para se tornar uma ferramenta comercial poderosa nos próximos anos, especialmente depois dos bons resultados obtidos na China. Este formato tem o objectivo de inovar a experiência de compra, aproximando os consumidores das marcas e adaptando-se a novos hábitos de consumo.

Espera-se que o lançamento em Espanha aconteça no Outono, embora ainda não tenha sido divulgada uma data oficial. Analistas afirmam que o sucesso desta estratégia depende da adaptação do modelo de venda aos diferentes mercados e aos seus hábitos de consumo específicos.

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