Dona da Zara aumenta voos de fast fashion da Índia para evitar atrasos nos envios
A Inditex, proprietária da Zara, impulsionou o transporte aéreo de fast fashion de roupas de fábricas na Índia para o centro logístico em Espanha. O objetivo é evitar atrasos nos envios, segundo dados comerciais, especialistas do setor e investidores.
De acordo com a agência Reuters, a mudança levanta questões sobre como o maior retalhista de fast fashion do mundo está a progredir em direção à meta de reduzir para metade as suas emissões indiretas de gases de efeito estufa, uma vez que o transporte aéreo produz emissões significativamente maiores do que o transporte marítimo.
Os retalhistas de vestuário e exportadores em geral estão a aumentar a utilização de transporte aéreo desde que a insegurança no Mar Vermelho interrompeu as rotas globais de transporte, uma mudança que se torna um retrocesso em questões ambientais.
Dados a que Reuters teve acesso dão conta que a Inditex enviou 3.865 remessas por via aérea da Índia entre agosto de 2023 e agosto de 2024, um aumento de 37% em relação ao ano anterior.