Dona da Pepsi quer 100% de electricidade renovável até 2030
Toda a electricidade utilizada nas operações directas da PepsiCo, a nível global, deve ser renovável no prazo de 10 anos. O mais recente objectivo de sustentabilidade da dona de marcas como Pepsi, 7Up e Lay’s surge no âmbito da adesão à iniciativa RE100.
Além da meta para 2030, a PepsiCo estabelece ainda um objectivo para 2040 que abrange toda a operação de franchising e terceiros. Dentro de duas décadas, 100% da actividade da gigante do sector da Alimentação e Bebidas deverá depender de energias renováveis.
Em comunicado, a PepsiCo indica que, devido à sua dimensão, esta transição tem o potencial de reduzir aproximadamente 2,5 milhões de toneladas de emissões de gases com efeito de estufa, até 2040. Isto seria o equivalente a tirar mais de 500 mil carros das estradas por um ano inteiro.
«Com os efeitos devastadores da mudança climática a serem evidentes em todo o Mundo e no contexto de um sistema alimentar mundial que está sob pressão significativa, é necessário agir rapidamente», sublinha Jim Andrew, director de Sustentabilidade da PepsiCo.
A decisão a nível global representa um passo em frente em relação às medidas já implementadas pela PepsiCo em Portugal, por exemplo. Por cá, a electricidade consumida nas unidades de produção da multinacional já é integralmente proveniente de fontes renováveis.