Dona da loja Maria Granel distinguida internacionalmente por pioneirismo
Eunice Maia, proprietária da loja lisboeta “Maria GraneI”, é uma das cinco vencedoras do The Rose Project 2023, uma iniciativa global da Häagen-Dazs que reconhece mulheres desconhecidas, mas que foram pioneiras nas suas áreas de negócio ou propósitos sociais, criada em homenagem à mulher desconhecida que foi co-fundadora da marca de geIados, Rose Mattus, em 1960 em Nova Iorque.
Entre mais de 2.500 inscritos, foram premiados os cinco projectos mais inovadores e com maior impacto social. A bolsa de 100 mil dólares (cerca de 91,9 mil euros) será dividida em cinco partes iguais para desenvolvimento dos projectos pela portuguesa Eunice Maia, Sarah KandoIo, da África do SuI, Jennifer Seifert e KaroI Ivanna Aceves Flores, do México, e Yarett Piñeiro, de Porto Rico.
No caso português, o valor monetário será implementado na expansão da consciencialização sobre as questões globais com que estão confrontados os sistemas alimentares e a sensibilização para as boas práticas de sustentabilidade.
Foi em 2015 que Eunice Maia abriu as portas da sua mercearia orgânica a graneI no bairro de Alvalade, em Lisboa, com o objectivo de diminuir o impacto ambiental da cadeia alimentar, mas também da sua paixão pelo consumo de alimentos saudáveis e sustentáveis. Além de evitar a utilização de embalagens, os consumidores são incentivados na loja a envolver-se com os produtos que compram e a origem dos alimentos que consomem.
«É uma honra receber o prémio The Rose Project, que homenageia o legado de uma mulher inspiradora e pioneira que não se deteve. Estou muito feliz e grata por esse reconhecimento. Obrigada por nos ajudar a gerar mais impacto», diz, em comunicado, Eunice Maia.
Ver esta publicação no Instagram