Dona da Cadbury quer comprar fabricante de chocolate americana Hershey e criar gigante do setor

A Mondelez International, empresa-mãe da Cadbury, está a estudar a aquisição da fabricante de chocolates Hershey. A notícia é avançada pela Bloomberg News.

A confirmar-se, este negócio criaria uma das maiores confeitarias do mundo.

As ações da Hershey, que tem uma capitalização na bolsa de cerca de 35 mil milhões de dólares, subiram 19% para 208,03 dólares, enquanto as da Mondelez caíram cerca de 4% nas negociações da manhã.

Segundo a Bloomberg, a Mondelez, que está avaliada em cerca de 84 mil milhões de dólares, fez uma abordagem preliminar sobre uma possível combinação, acrescentando que as deliberações estão nas fases iniciais e que não há certeza de que as discussões levaram a um acordo.

Tanto a Mondelez como a Hershey não quiseram comentar.

A Hershey Trust Company, um fundo de caridade que tem como único beneficiário a Milton Hershey School, mantém o controlo de voto sobre a The Hershey Company e a sua aprovação é fundamental em qualquer negócio.

Esta não é a primeira vez que a Mondelez tenta comprar a Hershey.

Em 2016, o fabricante de bolachas Oreo e o fabricante de chocolates Cadbury abandonaram a perseguição ao proprietário da Reese’s Peanut Butter Cups depois de este último ter rejeitado uma oferta de aquisição de 23 mil milhões de dólares.

Na altura, chegou a ser noticiado pela agência Reuters que a Hershey não estaria disposta a encetar negociações por uma oferta inferior a 125 dólares por ação.

As empresas de chocolate, bem como as empresas de produtos alimentares embalados, têm estado sob pressão devido ao aumento dos custos dos fatores de produção, especialmente dos preços do cacau, obrigando as empresas a aumentar os preços, o que, por sua vez, conduziu a um enfraquecimento da procura.

No mês passado, a Hershey reduziu as suas previsões anuais de receitas e lucros, depois das receitas trimestrais terem caído para quase 3 mil milhões de dólares devido à fraca procura.

Em contrapartida, a Mondelez registou um aumento de quase 2% nas vendas, para 9,2 mil milhões de dólares, no último trimestre.

A estagnação do crescimento das empresas de alimentos embalados, após anos de aumentos de preços, criou oportunidades para a realização de negócios.

No início deste ano, a Mars, um gigante familiar do sector dos doces, anunciou que iria comprar a Kellanova K.N., fabricante de Cheez-It, num negócio de cerca de 36 mil milhões de dólares, reunindo marcas como M&M’s e Snickers, Pringles e Pop-Tarts, naquele que foi, na altura, o maior negócio do ano até à data.

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