Domino’s e Ford testam veículos autónomos

O mundo dos automóveis autónomos está a chegar ao das pizzas. A Domino’s e a Ford juntaram-se para testar a entrega de pizzas com recurso a um veículo que se conduz sozinho, pelo menos nos últimos 15 metros.

Ao longo das próximas semanas, um grupo aleatório de consumidores do estado de Michigan, nos Estados Unidos da América, terá a opção de pedir que a sua pizza seja entregue através de um Ford Fusion Hybrid. A experiência não será totalmente autónoma pois o automóvel terá um condutor e alguns investigadores a bordo, mas os últimos momentos estarão somente a cargo do veículo, incluindo o momento da entrega.

Os consumidores que participarem no teste receberão um código para desbloquear o compartimento aquecido do carro, onde se encontram as pizzas. Não existirá intervenção humana neste processo – excepto, claro, do cliente.

«Não queremos esperar até termos tudo pronto no lado da tecnologia e remover o condutor. Estamos a tentar dar início à parte de investigação. Ainda estamos a trabalhar na tecnologia porque não está pronta para ir para as ruas públicas», explica Sherif Marakby, vice-preisdente da Ford Autonomous Vehicles and Electrification, em entrevista ao The Verge.

Trata-se, portanto, de um projecto etnográfico que permitirá tanto à Domino’s como à Ford perceber como os consumidores reagem e interagem com opções autónomas.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...