Dom Pedro Hotels & Golf Collection: Mais do que um destino de golfe

Há 50 anos, escrevia-se o primeiro capítulo da história de sucesso do Grupo Dom Pedro Hotels & Golf Collection, com a abertura da primeira unidade hoteleira do grupo, o Dom Pedro Madeira. Situado numa localização privilegiada, posicionou- se desde sempre como «um hotel de excelência, um destino único que proporcionava aos hóspedes experiências ricas e memoráveis, envoltas pelo glamour e charme da época», conforme descreve Christine Trévidic, Marketing director do Dom Pedro Hotels & Golf Collection.

Este empreendimento foi idealizado pelo empresário italiano Pietro Saviotti que, ao descobrir a ilha da Madeira, ficou deslumbrado pelas vistas da Baía de Machico. Em 1972, Stefano Saviotti, o filho, realizou o desejo do pai e inaugurou então o hotel Dom Pedro Madeira, um quatro estrelas com um estilo único, que ainda hoje preserva o charme dos anos 70 e uma piscina exterior de água salgada, indicada para baptismos de mergulho, actividade que é possível realizar através da escola de mergulho do hotel.

Sob a liderança de Stefano Saviotti, o Grupo Dom Pedro Hotels cresceu e expandiu-se para o sul de Portugal: em 1976 nasceu o hotel Dom Pedro Vilamoura, um «marco na história da hotelaria nacional, pelo pioneirismo na criação e comercialização de pacotes combinados de hotel + golfe no Algarve e por ter sido o primeiro hotel a implementar o conceito de serviço buffet em Portugal», recorda Christine Trévidic.

Nos anos 80, dá-se a abertura dos hotéis Dom Pedro Portobelo e Dom Pedro Marina, também em Vilamoura, do Dom Pedro Lagos e da segunda unidade hoteleira na Madeira, o Dom Pedro Garajau, um aparthotel de três estrelas, ideal para estadias com família e amigos, com piscina interior aquecida, duas piscinas exteriores e outra para crianças.

Em 1998, o grupo hoteleiro abriu as portas do seu primeiro cinco estrelas, o Dom Pedro Lisboa, que se tornou conhecido «pelas amplas e funcionais instalações para conferências e por ser a primeira escolha de celebridades internacionais», lembra a directora de Marketing. A Penthouse Suite, que ocupa o último piso do hotel e proporciona uma das melhores vistas 360º sobre Lisboa, já recebeu hóspedes ilustres como Bill Clinton, Plácido Domingo, Neil Armstrong, Stevie Wonder, entre outros.

Dez anos depois, em 2008, dá-se a internacionalização do grupo, com a abertura do hotel Dom Pedro Laguna, um resort de cinco estrelas com um complexo de golfe de 18 buracos (Aquiraz Riviera), localizado em Fortaleza, no Brasil.

Hoje, o Grupo Dom Pedro Hotels & Golf Collection conta com oito hotéis e resorts, num total de 1480 quartos e apartamentos, localizados estrategicamente em Lisboa, Vilamoura, Lagos, Madeira e no Ceará (Brasil). A operação na ilha da Madeira, o berço do grupo, continua a ser fundamental e representa cerca de 16% das receitas do grupo em hotelaria.


AO LADO DA CULTURA E DO DESPORTO

A história de sucesso do grupo hoteleiro conheceria outro capítulo relevante em 2016, quando o Grupo Dom Pedro adquiriu cinco campos de golfe em Vilamoura (nomeadamente o Dom Pedro Victoria, Dom Pedro Old Course, Dom Pedro Millennium, Dom Pedro Pinhal e Dom Pedro Laguna), reforçando a sua oferta neste segmento.

«Este movimento dá origem a um novo posicionamento do grupo, que passa a denominar-se Dom Pedro Hotels & Golf Collection, uma combinação de alojamento, conforto e excelência de serviço, aliados à prática de golfe, uma modalidade desportiva de sucesso que atrai milhares de visitantes a Portugal, passando a ser o maior operador turístico de golfe do País», sublinha Christine Trévidic.

Contudo, a ligação do Grupo Dom Pedro Hotels & Golf Collection à cultura e ao desporto já vinha de trás e remonta ao ano 2000, quando o chairman, Stefano Saviotti, criou a equipa de regatas Dom Pedro Hotels, onde fez questão de assumir a posição de armador de vela grande. «Estava lançada a primeira pedra na construção de um posicionamento ligado aos eventos desportivos e culturais», reforça a directora de Marketing.

A partir de 2004, o hotel Dom Pedro Lisboa passou a ser o hotel oficial do Rock in Rio Lisboa, seguindo-se a associação do grupo a eventos como a ModaLisboa e as Maratonas de Lisboa. Desde 2007, que o Dom Pedro Victoria Golf Course tem sido anfitrião de um dos torneios de golfe mais importantes do European Golf Tour, o Portugal Masters.

Este ano, o Grupo Dom Pedro Hotels & Golf Collection volta a estar associado a eventos como o Rock in Rio, as Maratonas de Lisboa e o Portugal Masters. O grupo vai também organizar o Grande Troféu de Vilamoura, o maior torneio amador de golfe em Portugal e que vai já na 34.ª edição.

«São, todas, iniciativas que, pela sua natureza, mexem com emoções, movimentam muitas pessoas e beneficiam a economia local das regiões que as recebem. Para o Dom Pedro, existe naturalmente um reforço da notoriedade, fruto da consistência e da coerência da comunicação da nossa marca ao longo dos anos», afirma Christine Trévidic.


APOSTA GASTRONÓMICA

A gastronomia é outra vertente fulcral da estratégia do Grupo Dom Pedro Hotels & Golf Collection, que conta com propostas diferenciadas para satisfazer todos os apetites.

No Dom Pedro Lisboa, o restaurante Il Gattopardo apresenta uma carta inspirada na gastronomia mediterrânica e italiana, num ambiente clássico e acolhedor que se divide entre uma sala interior e uma esplanada com vista sobre Lisboa, sendo um restaurante procurado por um público mais executivo, que valoriza uma boa refeição ao almoço num ambiente que confere privacidade. Já quem prefere um ambiente descontraído e mais casual, pode sempre optar por almoçar ou jantar no bistrot Le Café, onde brilham pratos de gastronomia regional portuguesa e internacional.

No Algarve, o grupo conta com o restaurante Búzios Beach Club, localizado na praia da Marina de Vilamoura, ideal para quem é apreciador de especialidades de peixe fresco e marisco.

E para os praticantes de golfe, o grupo oferece uma combinação perfeita entre boa gastronomia e natureza, através dos restaurantes Old Course e Pinhal, de estilo inglês, ambos inseridos num ambiente de tranquilidade e com vistas deslumbrantes para os campos de golfe.

De acordo com Christine Trévidic, a oferta gastronómica do grupo está estruturada para responder a diferentes necessidades e tendências, mas sempre aproveitando o melhor que cada região tem para dar. «O principal objectivo dos nossos restaurantes é proporcionar aos nossos hóspedes essa imersão cultural, pela via da convergência entre as raízes italianas da marca Dom Pedro e o melhor da gastronomia local», conclui.


NO CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE

Como parte da sua estratégia na área da sustentabilidade, o Grupo Dom Pedro Hotels & Golf Collection aderiu recentemente ao programa “Empresas Turismo 360”, promovido pelo Turismo de Portugal. Trata-se de um programa que visa o desenvolvimento de um modelo operacional que assegure a implementação de uma estratégia ESG – Environmental, Social and Corporate Governance nas unidades hoteleiras, na restauração e nos campos de golfe.

Além disso, está prevista para o terceiro trimestre deste ano a elaboração do primeiro “Relatório de Sustentabilidade e da Gestão ESG” do grupo.


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ste artigo faz parte do Caderno Especial “Turismo”, publicado na edição de Maio (n.º 310) da Marketeer.

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