Dom Pedro Hotels & Golf Collection: Crescer com o MICE

Inaugurado em 1998, desde que foi projectado e planeado que os responsáveis pelo Dom Pedro Lisboa perceberam a importância e relevância de Lisboa ter hotéis de 5 estrelas com dimensão, quer ao nível do número de quartos, quer ao nível das salas de reunião. Seria precisamente por isso, para este segmento, o de Meetings and Incentives nacional e internacional, que o hotel que abriu portas nas Amoreiras foi desenvolvido. «Tivemos sempre bem presente a ideia que um destino como Lisboa tinha muito para crescer neste segmento e que, para que isso acontecesse, tinham de existir produtos hoteleiros com capacidade e condições para tal», recorda Pedro Ribeiro, director comercial do Dom Pedro Hotels & Golf Collection.

Desde a sua abertura que, todos os anos, continuam a acontecer dezenas de conferências internacionais no hotel, de cariz associativo e corporativo. A estas, Pedro Ribeiro acrescenta ainda uma mão-cheia de eventos realizados com o apoio do Dom Pedro Lisboa, ou seja, que tiveram a sua realização fora do hotel mas que contaram com o seu apoio logístico ao nível de alojamento, salas, restaurantes. «Visita do presidente Bill Clinton, do presidente Putin ou do presidente Medvedev, várias cimeiras internacionais realizadas em Lisboa, eventos como as “New 7 Wonders”, ou Lisbon Fashion Week, Maratonas de Lisboa, Rock in Rio, Ano do Brasil em Portugal, tudo eventos dos quais fomos o Hotel Oficial», enumera.

E a verdade é que, hoje, o Dom Pedro Lisboa continua a ser um hotel em que cerca de 25 a 35% da sua ocupação advém das conferências realizadas nos seus espaços. O que se deve, segundo Pedro Ribeiro, «à sua excelente infra-estrutura de salas, quer ao nível da quantidade, quer ao nível da sua capacidade. Podemos ter uma sala plenária para 400 pessoas e depois organizarmos 15 Break out rooms para reuniões sectoriais, ainda com capacidade na área de restaurante para sentar estes participantes no evento». De referir que quatro pisos do hotel são totalmente destinados ao segmento de eventos e restauração, sendo que, e tendo em conta a relevância do segmento, avançou-se com um investimento constante na remodelação e modernização de toda a oferta de salas de reuniões durante o corrente ano, a materializar-se numa nova decoração e novos materiais.

Pedro Ribeiro destaca ainda o facto de as equipas do hotel serem «muito conhecedoras deste segmento», o que, com a sua experiência, lhes permite responder às necessidades de vários tipos de empresas e eventos.

É que, olhando aos factores a que estes clientes do segmento corporate mais dão primazia, aponta os mesmos que estiveram presentes na abertura do hotel: localização, acessibilidade, capacidade para eventos de grande dimensão ao nível das salas e do número de quartos, experiência das equipas e a capacidade de apoio na organização.

SERVIÇOS E PROCURA

«Estes grupos têm como característica a necessidade de muitos serviços “In-House”, pelo que os hotéis têm que poder responder às necessidades, dimensão das salas de reunião, número elevado de salas para reuniões sectoriais, espaços agradáveis para servir os Coffee breaks e os almoços, características que o Dom Pedro tem. Como complemento, trabalhamos com vários parceiros que desenvolvem experiências fora do hotel normalmente para este género de grupos», explica o responsável comercial, segundo o qual já se nota actualmente uma retoma bastante acentuada, com números muito similares aos de 2019 (melhor ano de sempre em Lisboa) e mesmo com Julho bastante superior ao normal (melhor Julho de sempre em 25 anos de operação).

Juntando os incentivos, os congressos, e os clientes individuais corporate ao segmento de eventos, criando assim um macro-segmento corporate, o Dom Pedro Lisboa consegue chegar a valores superiores a 50% das suas receitais anuais: «No segmento de eventos – entre 25 a 35% das receitas do hotel – temos cerca de seis a 10 reuniões mensais com alojamento no hotel, ao que se juntam as reuniões sem alojamento em número igualmente importante, variando entre 10 e 15 mensais.»

De recordar que logo no primeiro ano de pandemia, o Dom Pedro Lisboa lançou o serviço de eventos híbridos e virtuais Dom Pedro Digital Meetings. Um momento de comunicação com os seus clientes, numa altura em que as pessoas estavam a comunicar pouco entre elas e necessitavam de se juntar. «Fomos o primeiro hotel de Lisboa a sair com este produto, o de montar um estudo para reuniões híbridas no hotel. O maior sucesso aconteceu no lançamento, quando reunimos praticamente 100 pessoas presencialmente no hotel, o que nos demonstrou que os eventos presenciais iriam retornar», lembra.

Actualmente, os eventos são totalmente presenciais, sendo que num ou noutro caso aproveitam-se os desenvolvimentos efectuados para fazer streaming para clientes externos.

Olhando à comunicação, Pedro Ribeiro refere que, dentro do plano de promoção do Grupo Dom Pedro, o segmento MICE (reuniões, incentivos, congressos, conferências, feiras) é muito importante, pelo que existe um plano de acções de comunicação dos produtos aos canais de distribuição ligados a este segmento, especialmente internacionais: «Participamos em várias feiras direccionadas a este segmento em vários mercados, criámos uma associação informal de promoção turística, chamada Portugal United, que promove produtos neste segmento em vários mercados internacionais, participamos em workshops vocacionados para este segmento e visitamos regularmente clientes finais e canais de distribuição de vários mercados, de forma a dar a conhecer os nossos produtos, tudo isto aliado a ferramentas de marketing digital, o que nos cria uma forte notoriedade nos principais mercados emissores.»

Para os próximos meses, são já vários os eventos de empresas agendados no hotel, acreditando o responsável que muitos outros irão surgir, até porque há já alguns a ser negociados para os meses de Setembro e Outubro.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Turismo”, publicado na edição de Agosto (n.º 313) da Marketeer.

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