Dois terços dos CMOs temem que trabalho remoto afecte criatividade

Um estudo elaborado pelo LinkedIn mostra que mais de dois terços dos Chief Marketing Officers (CMOs) temem o impacto do teletrabalho na criatividade das suas equipas e das marcas que lideram. Se, por um lado, há empresas que já dominam a arte do trabalho híbrido, outras enfrentam dificuldades adicionais e antecipam efeitos negativos perante a escassez de trocas de ideias presenciais.

O estudo, divulgado em exclusivo pelo site Marketing Week, indica que 58% dos profissionais de marketing de nível senior já considera que a pandemia enfraqueceu os laços sociais entre os colaboradores. É que, em quase dois anos de crise sanitária, é natural que tenham entrado e saído pessoas, fazendo com que alguns colegas nunca se tenham conhecido pessoalmente.

Os CMOs ouvidos pelo LinkedIn receiam que os seus colaboradores se sintam menos à-vontade entre si, o que poderá afectar a criatividade. Quem nunca teve medo de partilhar uma ideia por achar que poderá ser ridícula e que o resultado serão apenas comentário jocosos? Para um terço dos inquiridos, os modelos híbridos de trabalho, ou mesmo o teletrabalho, dificultam a criação de relações mais próximas.

Além disso, a grande maioria dos CMOs (88%) sugere que esta mudança nas formas de trabalhar poderá dar origem, também, a uma quebra no dinamismo: equipas distantes poderão ter mais dificuldades em acompanhar tendências e em saber o que é, neste momento, importante para as diferentes gerações.

Luz ao fundo do túnel

Ainda assim, 76% dos CMOs reconhece que o trabalho flexível é essencial para atrair grandes talentos. 86% diz o mesmo em relação à capacidade de melhorar a diversidade das equipas, sendo que ambos os cenários são úteis para alavancar a criatividade.

Adicionalmente, mais do que um terço diz que as empresas estão a caminhar em direcção a um modelo híbrido e que 22% já aponta ao trabalho remoto em exclusivo. No sentido inverso, somente 17% sente que os colaboradores devem trabalhar no escritório a tempo inteiro.

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