Professores portugueses entre os mais inovadores do mundo

winners _rsDois professores portugueses, João Cunha e José Carlos Marques, foram distinguidos na gala de encerramento do Fórum Global de Educação da Microsoft 2014, que decorreu em Barcelona. O evento tem como objectivo reconhecer professores e escolas que estão a liderar a inovação na educação dos seus países.

José Carlos Marques foi distinguido com o segundo lugar na categoria “Utilização inovadora da tecnologia para a aprendizagem”. O professor, de Lisboa, é responsável pelo projecto “Kodu na Sala de Aula”, desenvolvido junto de crianças com necessidades educativas especiais, que tem como objectivos “desenvolver o pensamento lógico e estimular a criatividade, incentivar o processo de aprendizagem encorajando o desenvolvimento intelectual e conceitos matemáticos, e criar um jogo com base numa história que tenham imaginado”, explica a Microsoft em nota de imprensa.

Já João Cunha, de Braga, alcançou o segundo lugar no concurso Learn-a-Thon, na categoria “Combate à Pobreza”. O português apresentou o projecto “Hands on Robots”, que pretende desenvolver competências de colaboração e pensamento computacional.

No evento da Microsoft estiveram ainda presentes duas escolas portuguesas, o Agrupamento de Escolas de Freixo (Ponte de Lima) e o Colégio Monte Flor (Carnaxide), que foram reconhecidas como Escolas Mentoras Microsoft.

O Fórum Global de Educação da Microsoft reúne os participantes dos programas Professores Inovadores e Escolas Inovadoras, que a Microsoft promove em todo o mundo. A edição deste ano contou com a participação de mais de mil professores e directores de escola de 97 países, além de parceiros, representantes governamentais e especialistas em educação.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...