
Dois mundos, a mesma excelência
Trinta anos após o primeiro A4, chega agora até nós a nova geração, designada A5. Passamos a explicar: no ano passado, a Audi reestruturou a designação dos veículos, atribuindo números pares aos modelos eléctricos e ímpares para os com motor de combustão. Isto foi válido até este mês, pois após feedback de clientes e concessionários, esta lógica deixou de ser aplicada, voltando o formato alfanumérico a representar unicamente as dimensões e posicionamento de cada novo modelo da marca alemã.
Mas como o A5 estava a chegar e a regra ainda não tinha sido posta em prática, a nova geração do Audi A4 passa mesmo a chamar-se A5, uma proposta em quatro variantes: A5 e S5 Limousine e A5 e S5 Avant, com ambas as carroçarias a apresentarem um design bastante apelativo, reflectindo a essência desportiva da marca. O agora A5 cresce em comprimento e largura relativamente ao seu antecessor, contando com tecnologia LED de última geração nos faróis e a opção por luzes traseiras OLED, que combinam com uma elegante faixa de luz contínua.
Posicionado no segmento médio superior, passou a incluir uma maior oferta de equipamento de série, o que faz com que continue a deslumbrar no seu interior: além de espaçoso, disponibiliza uma série de ecrãs que saltam logo à vista de quem se senta nele pela primeira vez, passando posteriormente a ser encarados com naturalidade, pela harmonia e utilização prática que oferecem. Trata-se do conceito Digital Stage, que inclui um cockpit virtual de 11,9 polegadas (”) e um ecrã táctil principal de 14,5”. Opcionalmente, é possível incluir também um ecrã de 10,9”, dedicado para o passageiro da frente, que fica perfeitamente integrado no painel.
O head-up display (HUD) dos novos A5 também foi desenvolvido de raiz, com uma área de imagem visível 85% maior. Passou a ser configurável e apresenta informações como a velocidade, sistemas de assistência, instruções de navegação, chamadas e dados multimédia, com os novos comandos do volante a possibilitarem percorrer listas e fazer selecções sem tirar os olhos da estrada.
O Audi assistant também merece referência, um assistente de voz que compreende a linguagem e aprende de forma autónoma. Além de com ele poderem ser executadas diversas funções e iniciar a navegação, permite ainda que lhe façam perguntas. Se não conseguir responder, utiliza o ChatGPT, que fornece as informações através do Audi assistant.
Já a nível de motores, além da eficiência da combustão, a escolha vai mais longe, incluindo soluções parcialmente electrificadas ou os emocionantes modelos S, com as potências a irem dos 150 CV na versão TFSI até aos 367 CV do desportivo S5, ficando pelo meio o TDI, com 204 CV, que combina potência e eficiência. O novo sistema híbrido MHEV plus, baseado num sistema eléctrico de 48 volts, apoia o motor de combustão, reduz as emissões de CO2 e aumenta a performance. É ainda possível uma condução parcialmente eléctrica a baixas velocidades, que pode acrescentar até 18 kW (24 CV) de potência eléctrica ao motor de combustão. Durante a desaceleração, um gerador reencaminha a energia para a bateria e, como resultado, é possível manobrar e estacionar usando apenas electricidade. O sistema de ar condicionado também pode ser operado quando o veículo está parado, por exemplo, em semáforos, e o motor de combustão está desligado.
UMA IMPRESSIONANTE AUTONOMIA NO A6 E-TRON
Voltando ao plano que agora foi revisto, a designação A6 deveria ser exclusiva dos eléctricos. O A6 a combustão era para se chamar A7, mas manterá a designação pelo qual é conhecido há 30 anos. Vamos então ter A6 a combustão, híbridos e eléctricos, e o e-tron que agora chega ao mercado.
Dotado de uma aerodinâmica soberba e de uma autonomia para até 754 quilómetros, o A6 e-tron, primeiro modelo totalmente eléctrico da marca alemã com carroçarias Sportback e Avant, está pronto para impressionar à sua chegada. O efeito será ainda maior dependendo das opções escolhidas, como os anéis iluminados na parte traseira.
Inúmeros ajustes de precisão resultaram num coeficiente aerodinâmico (Cd) de 0,21 para o Sportback, tornando-o não só o Audi mais aerodinâmico de todos os tempos: trata-se do melhor resultado da história em todo o Grupo VW. Já o Avant, com um Cd de 0,24, posiciona-se também como um dos melhores no seu segmento. Contribuem para isso os espelhos exteriores virtuais opcionais, bem como as câmaras compactas dos espelhos, que reduzem a área frontal do veículo. Os displays dos espelhos ficam no interior da porta, exactamente no mesmo campo de visão onde se encontrariam os espelhos exteriores tradicionais.
No seu interior oferece o conceito Digital Stage, tal como o A5, permitindo ao passageiro da frente assistir a filmes ou séries em streaming, sem distrair o condutor. A luz no display é direccionada (modo de privacidade activa) ou difundida (contéudo visível para todos), dependendo da velocidade do carro e da ocupação dos assentos.
O Android Automotive OS, sistema de infotainment, pode realizar actualizações over-the-air, mantendo serviços como o Audi connect e o planeador de rotas e-tron (de série), sempre actualizados. Conte também com a Audi Application Store, dispensando assim recorrer a um smartphone. E, tal como no A5, existe o controlo por voz, o Audi assistant e a ligação ao ChatGPT.
Olhando para cima, um tecto panorâmico em vidro inteligente, com controlo de transparência, minimiza a luz solar directa e torna-se opaco ao toque de um botão. Também opcional, pode ser controlado como uma “cortina digital”, entre quatro configurações predefinidas.
Motores eléctricos potentes altamente eficientes e uma recém- desenvolvida bateria de iões de lítio, com uma capacidade bruta total de 100 kWh (úteis: 94,9 kWh), garantem uma autonomia que vai dos 625 km, no A6 Sportback e-tron, até aos 754 km (A6 Sportback e-tron performance). Com a carroçaria Avant, as mesmas versões apresentam valores dos 595 km até aos 716 km.
Em termos de potência, a versão de entrada, o Audi A6 e-tron conta com 210 kW (com Launch Control alcança 240 kW) e acelera de 0 a 100 km/h em 6 segundos. Se quiser ainda mais, pode ir até ao Audi S6 e-tron, com uma potência de 370 kW (405 kW no modo Launch Control), que vai de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos, sendo a sua velocidade máxima de 240 km/h.
Graças à tecnologia de 800 volts e à capacidade de carregamento DC máxima de 270 kW (225 kW para a variante de entrada A6 e-tron), é possível realizar curtas paragens para carregamento. Em estações HPC (carregamento de alta potência), o A6 Sportback e-tron performance pode carregar até 310 quilómetros em apenas dez minutos, 245 no A6 e-tron Avant. Em 21 minutos, o estado de carga sobe de 10 a 80%.
A recuperação através da travagem regenerativa optimizada é um componente crucial para aumentar a eficiência e a autonomia do A6 e-tron. O sistema regenera em cerca de 95% das manobras de travagem quotidianas. O A6 e-tron também oferece ao condutor a opção de ajustar o nível de recuperação através das patilhas no volante e de deslizar sem atrito (velejar). A opção pelo modo de condução B, semelhante à condução “one pedal”, permite realizar quase todas as manobras sem recorrer ao pedal de travão.
Conte ainda de série com funções de assistência ao condutor que incluem park assist plus, câmara de marcha-atrás, limitador de velocidade baseado em sinais de trânsito, reconhecimento de sinais de trânsito baseado em câmara, adaptive cruise assist, rear park assist plus com visualização da distância, aviso de saída de faixa e detector de fadiga e sonolência.
Seja para os fiéis à combustão, que vão sentir o musculado A5 a desenvolver, ou para quem pretende logo a potência toda disponível e uma experiência de condução deliciosamente contínua, que tem no A6 e-tron um diamante mesmo a pedir para ser experimentado, a Audi segue no caminho certo para, passo a passo, renovar a sua oferta num patamar de excelência.
Este artigo faz parte da edição de Fevereiro (n.º 343) da Marketeer.