Dois em cada três profissionais de marketing preveem que o mercado cresça em 2025
A maioria dos profissionais de marketing diz esperar que o negócio melhore em 2025, embora a maioria tenha dito que isso dependerá das condições económicas. De acordo com o estudo ‘Voice of the Marketer 2025’, do WARC, os profissionais de marketing esperam para o novo ano um aumento dos orçamentos de publicidade, uma mudança contínua para os canais digitais e uma experimentação avançada na medição do marketing.
O inquérito analisou as respostas de 1.000 profissionais de marketing sobre o seu otimismo e expectativas para 2025.
Dois em cada três profissionais de marketing afirmam esperar que o negócio melhore em 2025, embora a maioria tenha dito que isso dependerá das condições económicas.
Um terço disse acreditar que os orçamentos de marketing irão aumentar – um pouco abaixo dos 41% dos profissionais que disseram o mesmo no ano passado – mas 44% afirmam acreditar que os orçamentos de marketing serão relativamente estáveis deste ano para o próximo.
Atualmente, a publicidade online representa um pouco mais de 58% do total das despesas de marketing, enquanto as plataformas tradicionais, como a televisão e a rádio, representam apenas 25% das despesas, segundo o mesmo estudo. Tal como na projeção do ano passado, os profissionais de marketing inquiridos este ano disseram que acreditam que os investimentos em vídeo online e nas redes sociais irão aumentar em 2025.
Em novembro, um inquérito separado da WARC afirmou que os gastos globais com publicidade estão a caminho de crescer quase 11% este ano, com o montante total gasto a ultrapassar mil milhões de dólares. Grande parte dessa despesa foi destinada aos meios de comunicação online, incluindo as redes sociais e as plataformas de televisão ligadas.
“A nossa última previsão antecipa 104 mil milhões de dólares em gastos incrementais com publicidade em todo o mundo este ano, o maior aumento da história se o ano de recuperação pós-pandemia de 2021 fosse descontado”, disse James McDonald, Diretor de Dados, Inteligência e Previsão da WARC, num comunicado.
“Se esse boom se vai sustentar ainda não está claro, no entanto, já que 2025 apresenta um momento de ‘portas deslizantes’ devido ao aumento das pressões regulatórias sobre o Google e o TikTok – juntos, um quarto do mercado de anúncios fora da China – isto, juntamente com um clima geopolítico cada vez mais difícil, pode significar tempos incertos para as empresas que dependem do comércio publicitário”