Do top da Netflix para as prateleiras: David Attenborough tem um novo livro

Esteve no top 10 da Netflix em Portugal durante vários dias e agora chega também às livrarias. “Uma Vida no Nosso Planeta”, de David Attenborough, é uma das mais recentes novidades da Temas e Debates e apresenta-se como um testemunho, mas também a visão para o futuro, de um dos naturalistas mais conhecidos em todo o Mundo.

«O mundo natural está a desaparecer aos poucos. As provas estão por toda a parte. Aconteceu durante a minha vida. Eu vi com os meus próprios olhos. E irá levar à nossa destruição. Contudo, ainda há tempo para desligar o reactor. Existe uma boa alternativa. Este livro é a história de como chegámos aqui, do nosso grande erro e de como, se agirmos já, podemos corrigi-lo», explica o autor.

Há mais de 70 anos a divulgar a ciência e a vida animal na televisão, David Attenborough tem testemunhado na primeira pessoa o declínio da biodiversidade e as consequências da exploração excessiva dos recursos naturais do planeta Terra. No seu mais recente livro, dá conta disso mesmo e apresenta alguns caminhos para um amanhã mais risonho. Propõe que a Humanidade passe a ser a guardiã da Terra.

“Uma Vida no Nosso Planeta” está dividido em três partes: uma análise do que correu mal, uma previsão apocalíptica para o futuro e, por fim, uma mensagem de esperança.

Segundo David Attenborough, dar e receber é a essência do equilíbrio e a Humanidade não tem cumprido essa dinâmica. Contudo, quando estivermos disponíveis para «retribuir à natureza pelo menos tanto quanto dela tiramos, e de pagar parte da nossa dívida, todos poderemos ter vidas mais equilibradas».

O naturalista garante que existe um caminho para a sustentabilidade: «É um caminho que pode conduzir a um futuro melhor para toda a vida na Terra.» É preciso, nesse sentido, transmitir aos políticos e dirigentes empresariais que a população sabe disso e que quer fazer algo.

Artigos relacionados