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Quase 7 em 10 consumidores já compram produtos recomendados por IA
As preferências e os comportamentos de compra do consumidor estão em constante evolução. Um novo relatório do Capgemini Research Institute revela as principais tendências que moldam o panorama do consumidor.
Uma descoberta significativa tem que ver com a IA generativa (Gen AI) que, cada vez mais, está a influenciar o comportamento do consumidor e a transformar as experiências de compra. 68% dos consumidores estão preparados para agir de acordo com as suas recomendações, e mais de metade (58%) prefere as recomendações de produtos de ferramentas Gen AI em vez dos motores de busca tradicionais.
O relatório destaca também uma tendência crescente para a sustentabilidade. Mais consumidores estão a comprar produtos sustentáveis e a alterar os seus hábitos alimentares. A sustentabilidade é um fator crítico nas decisões de compra para 64% dos consumidores, e 71% estão conscientes do impacto ambiental do desperdício alimentar.
O que importa para o consumidor de hoje analisa também a actual crise do custo de vida. Os consumidores continuam a procurar descontos online e na loja, o que leva a um aumento das vendas de marcas próprias, à medida que procuram opções mais acessíveis. Por exemplo, 64% dos compradores visitam várias lojas físicas em busca de ofertas, face aos 56% do ano passado, e 65% dos consumidores compram agora marcas próprias ou de baixo custo, face aos 63% do ano passado.
Além disso, 73% dos millennials esperam que os retalhistas forneçam alertas quando as marcas reduzem o peso de um produto sem reduzir o preço, uma prática conhecida como “shrinkflation”.
De acordo com o relatório, a Geração Z está a impulsionar o comércio social, com plataformas como o Instagram e o TikTok a remodelar o retalho. Cerca de 53% da Geração Z compra novos produtos através das redes sociais, e os influenciadores continuam a moldar a visibilidade e o envolvimento da marca. Os anúncios em aplicações e sites de retalhistas geram a maior atenção, com 67% dos consumidores a notar anúncios nestas plataformas, em comparação com 63% nas redes sociais.
Outra tendência notável é o aumento da preferência do consumidor pela entrega rápida. A procura de entrega em 2 horas aumentou de 34% para 65% nos últimos dois anos. O comércio rápido, apoiado por logística avançada e IA, deverá dominar, com os consumidores dispostos a pagar pela velocidade. Os consumidores também estão a mudar de marca e de retalhista em busca de melhores experiências para o cliente, sendo a entrega rápida, a variedade de produtos e a transparência fatores mais significativos na construção de lealdade do que a adesão ao programa de fidelização.
O relatório baseia-se num inquérito global abrangente a 12.000 consumidores com 18 anos ou mais em 12 países: Austrália, Canadá, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, Países Baixos, Espanha, Suécia, Reino Unido e EUA. Identifica cinco grupos distintos com base nas principais características demográficas e examina as tendências dos consumidores dentro desses grupos, com foco na inovação tecnológica, na mudança de prioridades financeiras e no aumento da sensibilização para a sustentabilidade.