Do metaverso à inclusão: Cannes Lions Awards revelam novidades na edição de 2023
As candidaturas para os Cannes Lions Awards, galardões que distinguem o que de melhor se faz na indústria da publicidade, estão quase a abrir. Antes de dar início a mais um ano de submissão de trabalhos, a organização dos prémios revela algumas mudanças e novidades na edição de 2023. Uma delas é relativa ao período de elegibilidade: agora, todos os trabalhos submetidos devem ter sido lançados entre 21 de Fevereiro de 2022 e 23 de Abril de 2023.
No que diz respeito ao que surge de novo, os candidatos poderão este ano submeter trabalhos na categoria Entertainment Lions for Gaming, que “celebra o trabalho criativo que ligas as pessoas às marcas através da gamificação”. As submissões devem mostrar como as marcas acrescentaram valor à experiência de gaming ao mesmo tempo que alcançam o sucesso comercial.
Neste sentido, o metaverso vai também entrar nas categorias dos Cannes Lions 2023 focadas em Novas Realidades e Tecnologia Emergente. Nos prémios, a utilização do metaverso define-se como “a aplicação criativa de experiências imersivas que, criativamente, alargam as fronteiras da tecnologia”.
Relativamente a novos pedidos e sugestões, os participantes terão de fornecer informação que demonstre o impacto do trabalho criativo, considerando a grande variedade de métricas que demonstram a eficácia da criatividade. Todas as categorias, com excepção de Digital Craft, Film Craft e Industry Craft, terão de responder à questão nos formulários das candidaturas.
Já nas sugestões, os criativos serão encorajados a referir a quantidade de CO2 emitido durante o processo de desenvolvimento, utilizando o Plano de Acção de cinco pontos da AdNet Zero como guia. Neste primeiro ano, a informação não será usada como parte da avaliação, mas servirá para ajudar a definir uma base para futuros critérios.
Além disso, no que diz respeito à diversidade, igualdade e inclusão, os participantes também poderão referir a equipa por trás da câmara ou qualquer outra informação relevante sobre os objectivos de diversidade da agência. Esta medida tem como objectivo ajudar a medir o progresso e formular novos critérios.
Por fim, as categorias Creative B2B Lions, Pharma Lions e Mobile Lions serão alvo de uma actualização. Na primeira, deixará de haver a distinção entre Produtos e Serviços, de forma a melhor reflectir a indústria B2B; na segunda, passa a haver uma clara distinção entre os trabalhos de Pharma que necessitam de aprovações e regulamentações e os de Health & Wellness, que podem ir para o ar sem as mesmas restrições; na terceira, a definição alterou-se para incluir todas as aplicações de dispositivos portáteis e de tecnologia móvel.