Do Instagram para outdoors: Café de Bairro faz-se ler pelos condutores portugueses

Se fazer scroll pelas redes sociais faz parte da sua rotina, a probabilidade de ter passado por uma publicação da página Café de Bairro é elevada. Isso ou um amigo ter-lhe enviado aquela frase que faz todo o sentido para a sua situação actual no trabalho, na vida amorosa ou que descreve na perfeição a sua personalidade.

Directamente do mundo digital para o real e físico, as frases criadas pela personalidade misteriosa que dá pelo nome de Carlos Estrela ganham forma em outdoors da Eficácia, empresa dedicada a publicidade exterior. Torres Novas e Fátima são duas das localidades onde as “tiradas” personalizadas já podem animar a viagem dos condutores portugueses.

Tudo começou com um convite directo de João Silva, CEO da Eficácia, ao autor da página que tem dado que falar, tanto pelos conteúdos que parecem acertar em cheio, como pelo facto de não se saber quem se “esconde” atrás do teclado. A ideia era preencher os outdoors com algo original durante os períodos em que esses espaços estão vazios, explicam à Marketeer.

Assim, ao invés de se ler o típico “Anuncie aqui”, os cartazes gigantes contam com frases pensadas por Carlos Estrela para cada região em que aparecem. No caso de Torres Novas, no Ribatejo, o criador de conteúdos sugere: “Chama-me de torrejano que eu digo-te como é que podes anunciar aqui”. Já para Fátima, a estratégia passou por fazer uso do lado religioso a este local associado: “Em nome do pai, do filho e de todos aqueles que podiam estar a anunciar aqui”. Cada um dos outdoors conta ainda com um “P.S.”, ou o chamado plot twist – seja a distância a que o Café do Bairro fica daquele outdoor ou outras referências curiosas.

A colaboração entre a empresa e o Café do Bairro, que conta actualmente com 130 mil seguidores no Instagram, chega com o propósito de dar uma nova roupagem à publicidade exterior, “evitando a poluição visual e proporcionando uma pitada de criatividade e boa disposição aos utilizadores da via rodoviária”.

No que toca ao futuro, e para aqueles que ficaram com curiosidade por saber se Carlos Estrela se vai aventurar mais pelo mundo fora das redes sociais, a garantia é de que esta parceria vai continuar e chegar a mais cidades portuguesas ainda este ano. «Em relação ao Café de Bairro, eu sou o idiota, cheio de ideias, e quero muito explorar outras áreas onde possa passar mensagens que façam sentido às pessoas. Em breve vou fazer uma coisa que nunca tinha pensado ser possível fazer e acho que vai ser muito giro, mas não posso contar já», desvenda Carlos Estrela.

Texto de Beatriz Caetano

Artigos relacionados