Do ar condicionado à iluminação: saiba como os centros comerciais vão poupar energia
A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) vai assinar um acordo com a ADENE – Agência para a Energia, de forma a que os centros comerciais concretizem a sua quota parte do Plano de Poupança de Energia 2022-2023.
Entre as várias medidas propostas pela APCC encontram-se iniciativas para redução de consumo energético na climatização dos Centros Comerciais, na sua iluminação e nos transportes verticais (elevadores, escadas rolantes e passadeiras rolantes).
Na climatização prevê-se um ajuste das temperaturas, com temperaturas mais altas no Verão e temperaturas mais baixas no iIverno, bem como a valorização da ventilação natural e refrescamento do ar interior por maximização de efeitos de túnel e chaminé.
Em relação à iluminação, entre outras medidas, estão contemplados:
- redução da iluminação interior após horário de normal funcionamento e nos períodos de manhã de tráfego fraco;
- redução de iluminação nas áreas de parqueamento interior, mantendo a visibilidade CCTV (câmaras de vigilância), o conforto do visitante e a circulação de viaturas;
- reclamos (publicidade) desligados após as 23 horas e a iluminação de fachadas apagada após as 24h (salvo por razões de segurança e para garantir a visualização por CCTV);
- ajuste dos níveis de iluminação no interior das lojas, incluindo montras e reclame da fachada da loja.
Quanto ao transporte vertical será feito o ajuste de velocidade de operação dos sistemas e implementados sistemas de modulação de velocidade nos equipamentos menos solicitados. No que diz respeito aos acessos, existirá uma afinação de portas e de outro tipo de acessos, que permita a manutenção das condições de climatização interiores.