Do ABC ao WWW: a tecnologia como aliada na aprendizagem infantil

Por Catarina Costa, responsável pelo campus de Lisboa da Ironhack

Vivemos numa era em que a tecnologia já transformou e continua a transformar todos os aspectos das nossas vidas. Na área da educação não é excepção. Se no tempo dos nossos pais o acesso a recursos de educação era limitado a livros e materiais impressos, hoje as crianças têm acesso a uma variedade impressionante de recursos digitais que vieram revolucionar a forma como aprendem. Vídeos e quadros interactivos, jogos educativos e aulas online abriram um mundo de possibilidades para transformar um sector que pouco ou nada se tinha reinventado no último século. Embora haja preocupações legítimas sobre o uso excessivo da tecnologia, a verdade é que, quando utilizada de forma adequada, pode tornar-se uma aliada poderosa no processo de aprendizagem dos mais novos, proporcionando experiências educacionais mais envolventes, acessíveis e personalizadas.

De acordo com dados da UNESCO, 175 milhões de crianças em idade escolar não têm acesso à educação antes do ensino primário. Neste sentido, um dos primeiros benefícios de abraçar a tecnologia na aprendizagem infantil é a possibilidade de reduzir esta lacuna e promover a igualdade de acesso à educação. Assim, muitas crianças podem ter acesso a materiais de educação de alta qualidade, através de um simples toque num telemóvel. Desta forma, o processo de aprendizagem pode começar em casa, ainda antes das crianças entrarem na escola, utilizando os aparelhos tecnológicos como fonte educacional.

Já nas escolas, a possibilidade de personalizar o conteúdo e de o adaptar ao ritmo individual de cada aluno através de certas plataformas, como a Escola Virtual, é outra das vantagens de abraçar a tecnologia no mundo da educação. Assim, é possível oferecer actividades interactivas e recursos que atendam às necessidades específicas de cada criança, permitindo que avancem ao seu próprio ritmo, consolidem conceitos e explorem novas áreas de interesse.

Além disso, estas ferramentas também desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de soft skills. Programas de desenho, edição de vídeo e programação não promovem só competências técnicas – também capacitam as crianças a expressar a sua criatividade e raciocínio lógico de maneiras que antes seriam inimagináveis. À medida que nos dirigimos para uma sociedade cada vez mais digital, estas competências são essenciais para lidar com os desafios do século XXI e preparar os mais novos com o skillset necessário para prosperar numa sociedade em constante evolução.

Como tal, a tecnologia, quando utilizada com sabedoria e em conjunto com métodos pedagógicos eficazes, é uma aliada valiosa no processo de aprendizagem das crianças e deve ser incutida desde cedo. No entanto, é importante referir que estas ferramentas nunca devem substituir completamente o papel dos educadores. O equilíbrio entre a tecnologia e a interacção humana é essencial para uma aprendizagem completa. Por isso, há que saber encontrar o equilíbrio para proporcionar às crianças uma educação mais envolvente, inclusiva e que as prepare para o mundo que as aguarda.

Artigos relacionados