Diz-me com que cor corres, dir-te-ei quem és
A cor e a roupa desportiva que usamos têm influência no funcionamento psicológico de cada um, diz um estudo divulgado pela TomTom. Posto isto a marca criou uma tabela que ajuda a identificar o que cada cor diz sobre a personalidade de quem sai do trabalho a correr para ir… correr. As cores incluídas na tabela correspondem às que fazem parte da nova colecção de braceletes disponíveis para o TomTom Spark, relógio de fitness com GPS.
Comecemos pelo vermelho. Segundo a investigação do antropólogo britânico Russel Hills, esta cor está associada a um carácter dominante, agressivo, emocional, nervoso e extrovertido. “É provável que os amantes de desporto que se inclinam de forma natural para o vermelho tenham uma veia extrovertida e agressiva e não se detêm perante nada para se adiantarem aos restantes na corrida de 10k de domingo.”
O azul, por seu turno, é praticamente o oposto do vermelho. Os azuis são os planificadores do grupo, diz o estudo citado pela TomTom. São introvertidos, intelectuais, precisos e inquisitivos, pelo que estão interessados em programas de treino rigorosos.
Segue-se o amarelo, cor que representa alguém sociável, entusiasta e expressivo. Estas pessoas vão querer conversar durante uma sessão de treino e vão ser eles também a reunir os amigos para participar em corridas e desafios.
Quem veste verde é porque é um verdadeiro companheiro para treinar, ultrapassando a classificação de mero colega. “Escolha um companheiro que seja fã do verde e vai dar-lhe o apoio que necessita para cumprir o programa de treino.”
Laranja está associado a traços de carácter como espontaneidade e aventura, até porque “os que se vestem de laranja não podem parar”. São fãs de desporto e estão sempre prontos para seguir os seus instintos e, quem sabe, arriscar.
Já as pessoas que se vestem de cinza estão sempre sob controlo e nunca abandonam o plano. São equilibrados, independentes e fiáveis. “Um planeamento centrado e por objectivos significa que sempre serão rigorosos quando se trata do programa de exercícios.”
Restam apenas três cores. O negro é sinónimo de alguém autoritário, poderoso, forte e estável. Alguém que lidera o grupo e quer ter controlo sobre como e onde acontece o treino.
O rosa é quase o aposto do negro. Esta cor está associada a alguém tranquilo, afectuoso e compreensivo e ao lado de quem seria bom treinar para uma maratona, já que os tons rosa são reconfortantes e acalmam os nervos.
Por fim, o branco é a cor da esperança e clareza mental. “Relaxados e simples, os fãs de desporto que escolheram o branco garantem que terão calma durante o treino.”