Distribuição de folhetos cresce na Europa
O mercado de distribuição publicitária de folhetos está a crescer na Europa, tendo o seu volume aumentado 0,5% em relação a 2009. A conclusão é do primeiro estudo pan-europeu sobre os folhetos media distribuídos porta-a-porta (door drops), divulgado pela empresa de marketing relacional Mediapost Portugal, e que abrangeu 20 mercados.
De acordo com a investigação apresentada pela companhia, que representa no País a European Letterbox Marketing Association (ELMA), a distribuição publicitária no mercado europeu ascende a cerca de 108 mil milhões de itens e, em média, são investidos 3,8 mil milhões de euros neste media.
Os países de Leste têm sido os protagonistas do crescimento destes veículos de comunicação. Entre 2009 e 2010, também a Áustria, a Noruega, a Alemanha e a Suíça apresentaram um crescimento importante. Já as maiores quedas de volume de folhetos foram verificadas em Portugal, Espanha, Bélgica, Itália e Países Baixos.
A Alemanha foi o país que, em 2010, registou um maior volume de mercado, com 31,5 mil milhões de unidades. Seguiu-se França, com 19 mil milhões, Holanda, com 11.684 milhões, Itália, com 8,1 mil milhões e Reino Unido, com 7.905 milhões de unidades. Em 13º lugar encontrava-se Portugal, com um volume total de 1.656 milhões de exemplares.
Quanto ao número médio de folhetos que as famílias recebem na Europa, semanalmente, também há uma diferença significativa entre países. As famílias holandesas recebem, em média, 37 folhetos por semana. Já na Irlanda e na Roménia recebem dois. O número médio de exemplares recebidos pelas famílias na Europa é de 12. Portugal, com oito, está abaixo da média.
«O bom resultado no crescimento do volume médio do mercado do media folheto na Europa resulta nomeadamente da excelente relação custo-eficácia, principalmente na era digital actual», explicou em comunicado Mark Davies, presidente e Managing director da empresa de distribuição de correio TNT Post, comentando os resultados do estudo da ELMA.
Já Pedro Barroso, administrador-delegado da Mediapost Portugal, afirmou na mesma nota que «os dados do estudo são positivos pois confirmam que o mercado continua em crescimento, mostrando assinalável resiliência face à contracção nos investimentos que se verificaram na generalidade dos outros media». O profissional não deixa, ainda assim, de destacar a contracção verificada no sul da Europa.
«Curiosamente, os países onde se verifica um maior aumento das campanhas com folhetos publicitários são também aqueles em que se verifica igualmente um maior recurso aos media online, o que traduz a excelente complementaridade entre estes dois canais», destaca, por seu lado.