DISRUPTION22: Grupo Nabeiro desafia startups globais a inovar
Com o objectivo de criar parcerias com uma visão de futuro, o Grupo Nabeiro lança um programa de Inovação Aberta – o DISRUPTION22 –, que desafia startups de qualquer parte do Mundo a participar com novas ideias de negócio até dia 13 de Outubro.
Criado em parceria com a iMatch – Innovation Collective, o programa de aceleração pretende impulsionar startups nacionais e internacionais que estejam a desenvolver projectos de futuro, a participar com diferentes ideias de negócio em três áreas estratégicas: sustentabilidade, transformação digital, novos produtos e serviços.
As startups cujas soluções já estão validadas tecnicamente em condições reais de mercado, que melhor se adaptam à cadeia de valor do Grupo e com potencial de escalabilidade a nível nacional e internacional, após a implementação do projecto piloto em Portugal, vão ter a oportunidade de trabalhar em conjunto com o Grupo Nabeiro e fazer a diferença no futuro.
Depois da fase de candidatura e avaliação, dez startups vão participar num bootcamp, durante um mês, de 8 de Novembro a 8 de Dezembro, para desenvolverem os seus projectos, trabalharem com mentores do Grupo Nabeiro e especialistas do ecossistema de inovação e empreendedorismo português, para aumentar a proposta de valor de negócio conjunta e acelerando o desenvolvimento de novas soluções ajustadas à realidade do Grupo.
À fase de aceleração segue-se o pitch final que decorre a 14 de Dezembro, onde serão seleccionadas três a cinco soluções junto do ecossistema empreendedor, que irão receber financiamento para os seus projectos. Na última fase são desenvolvidas as soluções vencedoras em conjunto com os empreendedores.
As startups vencedoras irão colaborar com a unidade Delta Ventures do Grupo Nabeiro, a aceleradora e incubadora de startups que trabalha diariamente com empreendedores para construir um ecossistema integrado e saudável, com soluções adequadas ao negócio do Grupo, entre as quais as startups Nãm e a Why Not.
«A inovação está no nosso ADN e através do DISRUPTION22 reforçamos a nossa vontade em desenvolver novas soluções que podem mudar o futuro. Hoje temos um ecossistema de startups, onde as empresas que trabalham connosco nos desafiam e nós as desafiamos em conjunto. Pretendemos através dos nossos programas de inovação internos e externos mostrar bons exemplos de empreendedorismo. Cada vez mais é necessário arriscar, sair da zona de conforto e fazer diferente, porque só quem arrisca é que conhece o sucesso», refere, em comunicado, Rui Miguel Nabeiro, CEO do Grupo Nabeiro – Delta Cafés.