Disparidade salarial entre profissionais de Marketing de diferentes etnias é de 23,7%
Um estudo da Marketing Week revela que há uma disparidade salarial entre os profissionais de Marketing caucasianos e aqueles pertencentes a minorias étnicas: a diferença é de 23,7% entre os salários de uns e outros.
As respostas dos 4463 inquiridos, no Reino Unido, revelam que o salário médio de um profissional da área de Marketing caucasiano é de 56,6 mil libras – 75,3% dos indivíduos incluídos no estudo identifica-se como caucasiano, representando a grande maioria dos intervenientes na análise. Em comparação, 12,2% identifica-se como sendo asiático, 5,1% como uma combinação de várias etnias e 2,7% como negros.
Ainda que haja uma desvantagem de representação no estudo, a Marketing Week concluiu que, em média, o salário de pessoas multirraciais é de 44,9 mil libras, seguido-se as 44,6 mil libras ganhas pelas pessoas negras. Por sua vez, os inquiridos enquadrados na opção “outra etnia” recebem 43,8 mil libras, enquanto os asiáticos se ficam pelas 39,9 mil libras.
Além disso, parece verificar-se uma desigualdade relativamente à antiguidade dos profissionais de Marketing não-caucasianos, já que estes ganham menos do que os colegas caucasianos em todas as etapas das suas carreiras. A lacuna entre executivos seniores é de 35% – os segundos chegam a uma média de 35,4 mil libras; os primeiros a apenas 23 mil libras pelo mesmo cargo.
A menor disparidade entre salários regista-se no cargo mais elevado: os CEO e vice-presidentes caucasianos ganham 95,7 mil libras, enquanto os seus homólogos não-caucasianos recebem 93 mil libras, resultando numa desigualdade de apenas 2,8%, no mercado britânico.