Discurso de ódio contra comunidade LGBTQIA+ cresce nas redes sociais
As mensagens de ódio contra a comunidade LGBTQIA+ nas redes sociais estão a ganhar terreno em relação às que promovem o apoio a este grupo, de acordo com o relatório “Hate Speech and LGBTQIA+ Pride in the digital conversation”, elaborado pela LLYC no âmbito do Pride 2023.
A equipa de Deep Digital da consultora analisou mais de 169 milhões de publicações nas redes sociais dos 13 países onde a empresa está presente. Nos últimos quatro anos, o volume das mensagens negativas aumentou quase 9,4% e o das segundas diminuiu mais de 40%.
Para ajudar a reduzir o discurso de ódio e sensibilizar para o facto de ser perigoso para as pessoas LGBTQIA+ amplificarem estas mensagens prejudiciais, a LLYC lançou a campanha “Rainbot”. O Rainbot é o primeiro bot que transforma tweets odiosos sobre a LGBTQIA+ em pequenos poemas de amor e apoio que celebram a diversidade.
A solução tecnológica localiza estas mensagens e, com a ajuda de uma IA generativa, detecta as palavras ofensivas e transforma-as em pequenos poemas de apoio ao grupo, que são depois partilhados para que possam ser difundidos graças à utilização da inteligência artificial generativa.
«A origem da campanha está na observação de como, à medida que o discurso de ódio cresce, na tentativa de contrariar esses comentários, muitas vezes também contribuímos para os amplificar. Rainbot procura chamar a atenção para o problema do crescimento do discurso de ódio, mas também contribuir directamente para o reduzir nas redes e transformá-lo, através da utilização criativa das mais recentes tecnologias, em amor, celebração e apoio», afirma, em comunicado, David Gonzalez Natal, partner da LLYC e líder da campanha e do relatório.