Direitos humanos norteiam Festival Política

A edição deste ano do Festival Política terá como mote os direitos humanos e o combate à discriminação. O evento, que vai apenas no seu segundo ano, está marcado para entre os próximos dias 19 e 22, no Cinema São Jorge em Lisboa, e surge integrado na programação da iniciativa “Abril em Lisboa”.

Conversas, debates, concertos, workshops e filmes são algumas das actividades previstas, sendo todos os momentos de entrada gratuita. Em qualquer dos casos, o objectivo é convidar a repensar a sociedade actual e os moldes em que exercemos a cidadania.

Bárbara Rosa, directora artística do Festival Política, considera que o programa deste ano visa contribuir para a expansão da consciência cívica, tendo em especial atenção aos direitos humanos. «Queremos mobilizar o público, num espaço que é de todos como é o São Jorge em torno das igualdades e liberdades», afirma a responsável, em comunicado.

Rui Oliveira Marques, também director artístico do evento, acrescenta que este é um modelo de festival inédito em Portugal. Noutros países como Reino Unido e Itália, já é habitual organizar debates sobre sociedade civil.

“A Lei é Racista?”, “Que diversidade religiosa existe em Portugal?” e “Que papel para a comunidade cigana?” são alguns dos debates previstos. No campo do cinema, o programa inclui “Minas do futebol”, “Camel Toe” e “Pela Mão de Alice”, entre outros.

Campanha celebra amor e diversidade

A campanha de publicidade da próxima edição do Festival Política já pode ser vista nas plataformas digitais. Sob o mote “Portugal. Feito de diversidade. Feito de amor”, conta com produção da Krypton e direcção criativa de João Gomes de Almeida.

Depois de ter colocado em evidência o problema da abstenção em Portugal,o festival opta este ano por dar voz à diversidade e igualdade de direitos. O filme que sustenta a campanha chega à RTP3 e RTP2 na próxima sexta-feira, dia 13.

Artigos relacionados