Digitalização da Saúde trouxe nova agilidade ao sector

A digitalização do sector segurador, nomeadamente na área da saúde, tem permitido dar resposta a vários desafios, gerando, inclusive, novos comportamentos. Hoje, as teleconsultas são entendidas como normais, tão normais quanto uma videoconferência no trabalho.

Esta oferta, que tem sido um dos focos do sector segurador, está cada vez mais conceituada pelos pacientes, que perderam o receio de recorrer aos serviços de telemedicina. A pandemia permitiu, efectivamente, atingir um patamar que levaria anos a alcançar se não houvesse a urgência de adoptar novas estratégias.

Esta foi uma das conclusões do último debate do sector segurador da Marketeer que contou, via Zoom, com a participação de Alexandra Catalão (Ageas), Ana Sereno (Allianz), Ângela Veras (LOGO) António Carlos Carvalho (Lusitania), José Villa de Freitas (Fidelidade) e Sandra Antunes (AdvanceCare).

Aquando do lançamento das consultas online, registou-se algum receio devido à ausência do contacto. Mas, por força das circunstâncias e pela confiança que tem vindo a ser gerada, os portugueses enveredaram por esta via. «A verdade é que houve um aumento muito significativo do número de pessoas que passou a fazer videoconferências, pelo que fazer o mesmo com o seu médico também foi visto com algo natural. Este mundo digital das conferências passou a ser algo normal. Assim, a videoconsulta também se tornou mais comum. Aliás, as videoconsultas demorariam muito mais tempo a atingir o actual patamar se não existisse uma pandemia», explicam.

Leia o artigo completo na edição de Maio de 2021 da revista Marketeer.

Texto de Rafael Paiva Reis

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