Digital Marketing entre as áreas mais procuradas no Retalho

As funções que mais irão movimentar o sector do Retalho este ano vão desde director de Comunicação/Eventos a profissionais de ecommerce ou Digital Marketing. A previsão é apontada pela Hays Portugal, que sublinha ainda a procura por auditores/controladores operacionais, buyers, category managers, chefes de turno, chefes de departamento, comerciais, gerentes de loja e supervisores de loja.

«A expansão de diversos players no mercado, a abertura de novas unidades de retalho especializado e o aumento das vendas online deverão continuar a ditar as principais tendências de recrutamento no sector do Retalho e Grande Distribuição, este ano», adianta Carlota Silva, senior consultant da Hays Portugal.

A nível salarial, explica ainda a responsável, 2020 poderá trazer alguma evolução positiva. Diz Carlota Silva que a entrada de players que oferecem salários acima da média praticada em Portugal deverá influenciar os valores médios praticados no sector. «Sobretudo, em funções que exijam conhecimentos ou soft skills difíceis de identificar no mercado», refere.

2019: ano de dinamismo e mudança

Sobre o ano que passou, a Hays Portugal não hesita em descrever 2019 com as palavras “dinamismo” e “mudança”. O mercado de Retalho e Grande Distribuição ficou marcado pela entrada de novos players, processos de rebranding, inovação digital e novos hábitos de consumo, que potenciaram as contratações.

«O crescimento da restauração associada ao turismo, a abertura e/ou rebranding de centros comerciais e a entrada de novas marcas no mercado português, com especial destaque para o segmento de luxo, tiveram bastante impacto nas tendências de recrutamento, sobretudo no que concerne a perfis de gestão de loja», resume Carlota Silva.

Em 2019, 82% dos profissionais não negociou o pacote salarial, 25% recebeu um aumento, 41% recusou ofertas de emprego e 10% foi alvo de promoção.

Artigos relacionados