Digital cresce mas meios tradicionais são os mais credíveis

Os canais de televisão em sinal aberto são considerados o meio com maior credibilidade pelos portugueses. Seguem-se as rádios e, em terceiro lugar, os jornais, fazendo com que o pódio seja constituído apenas por meios considerados tradicionais. A conclusão é do estudo “Meaningful Media”, elaborado pelo Havas Media Group durante a pandemia de COVID-19.

Apesar da crescente digitalização, diz a análise, as plataformas tradicionais assumem uma relevância muito grande. Quanto aos meios preferidos durante o período de confinamento, televisão e redes sociais levam a taça.

Numa análise mais detalhada, o Havas Media Group indica que a televisão ocupa uma posição de grande destaque, verificando-se um pico de audiências enquanto os portugueses eram aconselhados a ficar em casa. Os canais generalistas em sinal aberto foram mesmo encarados como indispensáveis por 61% dos inquiridos – com os motores de busca logo atrás (59%).

Por outro lado, quando o assunto é entretenimento, as redes sociais lideram, sendo referidas por 65% os inquiridos. O YouTube, a televisão (sinal aberto e por subscrição) e a rádio foram também importantes para ajudar os portugueses a relaxar e a divertirem-se numa altura de incerteza.

Os meios digitais destacam-se também quando o objectivo é descobrir coisas novas, especialmente os motores de busca, as redes sociais, o YouTube e os sites/aplicações móveis. Os motores de busca são ainda importantes para quem quer procurar informação sobre marcas e produtos.

Relativamente à comunicação das marcas, o mesmo estudo refere que os inquiridos reconhecem a importância da publicidade como “importante factor para a sobrevivência dos meios de comunicação social”. Até porque a maioria mostra-se pouco disponível para pagar o acesso a conteúdos.

Os canais generalistas de televisão conseguem a melhor avaliação na atenção dada à publicidade, à frente das redes sociais e da rádio. Por outro lado, os meios que mais se destacam na receptividade à inclusão de publicidade são os meios OOH (rua e transportes públicos) e a generalidade da imprensa.

Artigos relacionados