Diga adeus às velas. Estée Lauder desenvolve tecnologia que evita a ‘cegueira olfativa’
Ter a casa arrumada e bem cheirosa é imprescindível para muitos. E hoje em dia há muitas formas de garantir que chegamos a casa com uma bela fragrância no lar. Velas, difusores ou dispositivos plug-in desenhados para preencher os espaços com aromas irresistíveis, são as muitas opções de garantir isso mesmo, mas sempre com o mesmo desafio: manter o cheiro e ter em conta a “cegueira olfativa”.
Segundo Pam Dalton, especialista em olfato no Monell Chemical Senses Center, “o cérebro humano adapta-se rapidamente a cheiros constantes, deixando de os perceber para evitar sobrecarga sensorial”.
A Estée Lauder Companies, gigante de 15,6 mil milhões de dólares que detém marcas como Jo Malone London e Le Labo, investiu numa tecnologia inovadora, a Exuud, precisamente para contrariar essa “cegueira olfativa”. De acordo com a Fast Company, esta promete transformar a forma como experienciamos fragrâncias em casa, ajustando a concentração de moléculas aromáticas no ar e prevenindo a desensibilização olfativa. Com esta inovação, a Estée Lauder posiciona-se no mercado global para liderar no setor de fragrâncias para o lar, avaliado em 24 mil milhões de dólares.
Durante o confinamento, enquanto o mundo se fechava em casa, cresceu o apetite por novos aromas. Este fenómeno inesperado levou ao aumento das vendas de fragrâncias, incluindo produtos para o lar. Em 2024, o setor de luxo registou um crescimento de 8%, alcançando 15,3 mil milhões de dólares em vendas. Empresas como a Sephora expandiram as suas ofertas de fragrâncias indie, enquanto a Estée Lauder aposta agora em tecnologias para capturar esta tendência.
A tecnologia que combate a “cegueira olfativa” numa parceria exclusiva
A Exuud desenvolveu um sistema que converte perfumes líquidos em sólidos encapsulados em microesferas, que libertam aromas através do fluxo de ar. Inspirada na natureza, esta tecnologia permite controlar com precisão a intensidade e durabilidade do aroma no ambiente. Além disso, as esferas são biodegradáveis, tendo uma pegada de carbono 80% menor que plásticos derivados do petróleo.
O sistema evita assim a “cegueira olfativa” ao alternar a intensidade da fragrância, embora especialistas como Dalton alertem que, a longo prazo, o cérebro pode filtrar aromas repetitivos.
A marca de luxo assinou um acordo exclusivo com a Exuud para integrar esta tecnologia nas suas marcas de fragrâncias. Cada marca personalizará os dispositivos, mantendo a tecnologia base. Por exemplo, Jo Malone poderá criar um design mais clássico, enquanto Le Labo optará por um estilo industrial-chique.
Uma aplicação complementar permitirá programar a libertação de aromas e monitorizar o nível das cápsulas, garantindo uma experiência personalizada e eficiente.
Com a inovação da Exuud, a Estée Lauder Companies está preparada para redefinir o mercado de fragrâncias para o lar, levando luxo e funcionalidade aos consumidores. “Não é apenas uma melhoria incremental. É uma revolução na forma como experienciamos fragrâncias”, afirmou Sumit Bhasin, VP de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa.