Diga adeus aos ratos e teclados pretos. Cortiça é a nova aposta

Em breve, o seu rato e teclado poderá ser feito de cortiça. Até agora, a maior parte destes aparelhos eram feitos de plástico, mas a Logitech, uma das maiores fabricantes mundiais destes acessórios para computador, está a apostar num novo caminho.

De acordo com a Fast Company Brasil, a empresa está a apostar em novos materiais mais ecológicos, compostos por biomateriais e componente recicláveis. Essa mudança poderá trazer ao teclado, ao rato e aos auriculares que vemos todos os dias um novo aspecto menos monocromático.

Uma das apostas são os headphones feitos maioritariamente em cortiça. Desenvolvidos pela equipa de design da Logitech, os fones viram o habitual plástico substituído por cortiça comprimida nas almofadas e um composto de cortiça e plástico reciclado na parte que se ajusta à cabeça.

«O plástico é valioso porque oferece muitos benefícios em termos de durabilidade, estética e desempenho», explica à Fast Company Brasil Jasper Phua, director global de design de cor, material e acabamento da Logitech. «No entanto, quando começamos a pensar em materiais melhores e mais sustentáveis para o planeta, abrimos a porta para mais alternativas. É um catalisador para a inovação.»

Por enquanto, ainda não passa tudo de protótipos, já que a mudança de materiais implica alterações ao design dos produtos.