Diesel propõe-se pontapear rabos
“Not made for running. Great for kicking asses” é a assinatura da nova colecção de ténis da Diesel. Seguindo a sua estratégia “Stupid”, a marca lança uma campanha sobre pessoas que merecem ser castigadas pelas coisas que dizem ou fazem com pontapés no rabo. Assim, foi criada uma nova secção no website da Diesel (www.diesel.com/sneakers/) com o novo catálogo, vídeos, serviços de Twitter e actividades online com personagens “pontapeáveis”.
A marca explica porque é que a nova colecção de ténis não tem nada em comum com o desporto: “Corremos quando estamos com medo. Medo de engordar, medo de chegar atrasados, ou medo que alguma coisa má nos aconteça. A Diesel é diferente. A Diesel é estúpida e os estúpidos não fogem de nada”.
A ideia que serve de base ao projecto assenta na crença de que há muitas pessoas no mundo que merecem ter os rabos pontapeados, e a Diesel achou que este era o momento para fazê-lo. No seu site, a marca convida os fãs a seleccionar uma personagem da lista de pessoas más (que inclui os paparazzi, os dentistas de anúncios televisivos a pastas de dentes, o mimo, o professor que não deixa os alunos passar nos exames, modelos loiras, o vizinho que chama sempre a polícia quando há festas, entre muitos outros). Basta escolher o sapato, o estilo, e pontapear. Os visitantes são também encorajados a votar numa das personagens da lista ou até acrescentar novas personalidades.
A Diesel convida ainda os internautas a contribuírem para o movimento e expandirem a lista de Twitters pontapeáveis pela submissão de feeds de pessoas (celebridades, políticos ou apresentadores de televisão) que escrevem “coisas sem sentido” nos seus posts. Há ainda um feed, o Tweetass, que agrega posts sobre tudo o que possa estar relacionado com o tema “stupid” sob o tag #kickthisass.