“Dia sem IVA”, o preferido dos portugueses

No mercado de produtos electrónicos, o “dia sem IVA” é o desconto predilecto dos consumidores portugueses. A conclusão é de um estudo desenvolvido pela empresa de estudos de mercado GFK.

O desconto de valor directo igual ao da taxa de IVA, promovido pelos retalhistas, gera um crescimento de 7% nas unidades vendidas, um número que é superior às taxas de crescimento conseguidas com outro tipo de promoções, conclui o estudo, citado pelo jornal Público.

A GfK refere ainda que o efeito das promoções se estende para lá do tempo que estas duram: na semana seguinte a uma promoção, as vendas baixam, mas para níveis acima dos registados nas semanas anteriores. Na amostra analisada pela empresa, uma semana com promoções significa, em média, um crescimento de 16% na facturação do produto promovido.

O ano de 2014, conforme mostra o estudo da GfK, foi um ano de promoções, tendo-se registado apenas 12 semanas com promoções de menos impacto. O inquérito mostra que, em média, são feitas três promoções, por semana, sendo que 47% delas têm uma duração curta, até três dias.

O preço, a marca e o nível de consumo energético surgem como os motivos que mais impacto têm aquando da compra de produtos electrónicos. Em contrapartida, surge a publicidade, a existência de serviços de entrega e a devolução gratuita com menos impacto.

Artigos relacionados