Dia dos Namorados potencia cibercrimes. Domínios relacionados com o tema aumentam 152%
Em Janeiro, verificou-se um aumento de 152% do número de novos domínios relacionados com a temática do Dia dos Namorados, face a Dezembro de 2021. Destes, 6% foram considerados maliciosos e 55% suspeitos. Os dados são da Check Point Research (CPR), fornecedora de soluções de cibersegurança a nível global, que alerta para a tentativa de ataque de phishing, dando como exemplo a imitação da marca The Million Roses.
De acordo com as conclusões partilhadas através de comunicado pela empresa, o aumento da percentagem de novos domínios afectos à época em questão só ultrapassou os três dígitos em 2020 (+120%) e 2021 (+163%). Em 2019, a evolução foi de 81%.
«Como sempre, os cibercriminosos procuram tirar proveito da oportunidade. O seu objectivo é incitar os compradores a fazer compras nos seus sites, mas é apenas um esquema para roubar informação pessoal, o que pode levar a diversos problemas para as vítimas. Fraudes de cartão de crédito e roubo de identidade são potenciais exemplos do que os cibercriminosos são capazes de fazer no Dia dos Namorados», afirma Omer Dembinsky, Data Group manager da Check Point Software.
Para evitar esta armadilha, os utilizadores devem ter especial atenção aos emails de reconfiguração de passwords, às propostas que parecem demasiado boas para ser verdade e aos erros de escrita e gramaticais. «Qualquer uma destas ou uma combinação destas é um sinal de alerta e deve relembrar-nos da possibilidade de estarmos perante uma tentativa de ataque de phishing», alerta o responsável.