DHL lidera a lista de marcas mais imitadas em tentativas de phishing

O relatório sobre brand phishing da Check Point Research, empresa fornecedora de soluções de cibersegurança a nível global, revela quais são as marcas mais imitadas por cibercriminosos nas suas tentativas de roubar a informação pessoal e credenciais bancárias durante os meses de Outubro, Novembro e Dezembro de 2021. A DHL foi a mais utilizada neste tipo de acções criminosas, ultrapassando a Microsoft.

Durante o quarto trimestre do ano anterior, 23% de todas as tentativas de brand phishing estiveram relacionadas com a empresa global de envio de encomendas e logística. A Microsoft, líder no trimestre anterior do top de marcas utilizadas em ataques de phishing, somou 20% das tentativas no final de 2021. A FedEx, por seu turno estreou-se na lista das 10 marcas mais imitadas, “reflectindo as tentativas de aproveitamento da época festiva e da generalização das compras online, forçada pela pandemia, que continuou a ser uma preocupação fundamental”, elucida o relatório.

Estas conclusões demonstram, de acordo com a Check Point Research, uma tendência emergente do trimestre anterior, com as redes sociais a consolidarem a sua posição entre os três sectores mais imitados em tentativas de phishing: o Facebook deixou de fazer parte do ranking 10 marcas mais susceptíveis à imitação, mas o WhatsApp passou da 6.ª para a 3.ª posição, representando agora 11% de todas as tentativas de phishing. O LinkedIn passou do 8.º para o 5.º lugar, constando agora em 8% de todos os ataques deste género.

«Este trimestre, pela primeira vez, vimos a empresa global de logística DHL liderar o ranking de marcas mais prováveis de ser imitadas, presumivelmente derivado da tentativa de capitalização do número crescente de compradores online nesta época festiva, potencialmente novos e vulneráveis a este tipo de ataques. Os utilizadores mais velhos em particular, por estarem tipicamente menos orientados para a tecnologia do que as gerações mais novas, estão a comprar online pela primeira vez e podem não saber o que esperar no que diz respeito a emails de confirmação ou actualizações de entrega», comenta, em comunicado, Omer Dembinsky, Data Research Group manager da Check Point Software.

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