Desenhos de nus de Yves Saint Laurent vendidos em leilão e arrecada 444.560 euros
Cerca de vinte desenhos de nus de Yves Saint Laurent foram vendidos, por vezes até seis vezes a sua estimativa, em leilões da coleção privada do falecido costureiro e do seu sócio Pierre Bergé. Um “nu erótico” de 1980 encontrou um comprador por 24 mil euros, quatro vezes a sua estimativa mais elevada, anunciou na segunda-feira a Sotheby’s.
Já um “nu com turbante” do mesmo período foi vendido por 21.600 euros, seis vezes a sua estimativa, acrescentou. Os desenhos “combinam pormenores anatómicos precisos e poesia lasciva (…) para nos fazer mergulhar no mundo íntimo de Yves Saint Laurent”, tinha explicado a casa de leilões num comunicado de imprensa.
“É a primeira vez que um tal conjunto é oferecido em leilão”, frisou, na altura, aos jornalistas Florent Jeanniard, vice-presidente da Sotheby’s France. Todos os desenhos foram certificados pelo comité Yves Saint Laurent – Authentification, que foi criado especificamente para verificar a autenticidade das obras gráficas de Yves Saint Laurent, acrescentou Florent Jeanniard.
Intitulada “Yves Saint Laurent – Pierre Bergé: uma coleção íntima”, a venda decorreu ‘online’ entre 21 e 30 de janeiro, durante a Semana da Moda de Paris. Para além destes nus, incluía uma seleção de obras de arte adquiridas pelo casal na galeria Kugel, incluindo um medalhão de porcelana do período do Império (1810-1815) representando o perfil de um soldado romano.
Outros destaques da coleção incluem fotografias de Andy Warhol, Helmut Newton, Alice Springs e Martine Barrat. No total, a venda arrecadou 444.560 euros e 100% dos lotes encontraram compradores.
A Sotheby’s organizou ainda durante a Semana da Moda a parte final da venda do espólio do designer alemão Karl Lagerfeld. Caricaturas, iPods, mobiliário ou roupas icónicas estiveram entre os quase 250 objetos que encontraram compradores, num total de mais de 1,1 milhões de euros.