Desconfiança é o seu nome do meio? Procura por detectives privados aumenta em Portugal
A procura por detectives privados cresceu 41% em 2023, com a maioria dos pedidos que chegam a estes profissionais relacionada com investigação de adultério, revelam dados da plataforma Fixando, numa análise recente a cerca de 1200 pedidos de clientes na área da investigação privada. Cerca de 60% dos clientes são mulheres.
Segundo os dados da plataforma de contratação de serviços, o principal motivo para os portugueses recorrerem a detcetives é a investigação de casos de adultério e traição, que representou 62% dos casos registados no ano passado e mantém-se em alta, com 63% este ano, um padrão que sugere uma preocupação e desconfiança com a fidelidade nos relacionamentos, e que leva muitos a procurar ajuda profissional para esclarecer suspeitas.
Nas razões para contratar detetives seguem-se pedidos de vigilância (19%), a investigação de roubos ou outras actividades criminais (7%), verificação de antecedentes (4%), procura de activos ocultos (4%) e investigação de casos relacionados com a custódia de crianças (3%).
Quanto aos custos, os serviços oferecidos por detetives profissionais têm atualmente um preço médio de 22 euros por hora, o que pode representar um investimento significativo para aqueles que recorrem a estes serviços.