Desafios e oportunidades para as marcas

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Sendo o marketing uma área em evolução constante, os profissionais devem ser capazes de antecipar e interpretar tendências, por forma a garantirem uma rápida e eficaz adaptação das suas empresas

O Marketing Digital é um dos principais pilares das empresas e suas marcas, embora cerca de 80% ainda esteja a dar os primeiros passos nesse sentido, revela o estudo “Digital Marketing Readiness”, elaborado pela McKinsey.

Os resultados, obtidos em diversos sectores de actividade, revelaram que a maioria das empresas ainda sente dificuldade em comunicar e implementar estratégias eficazes junto do seu público, mais informado e exigente. Por outro lado, identificaram-se também várias lacunas ao nível da utilização e gestão das novas tecnologias, justificada, na grande maioria dos casos, por falta de formação especializada dos profissionais das áreas do Marketing e Comunicação.

Estamos, portanto, a assistir a uma transformação digital sem precedentes, que está a impor novos ritmos e desafios às empresas.

Quem ficar fora deste processo arrisca a sustentabilidade do próprio negócio e a perda dos seus clientes. Também a Kantar Millward Brown alerta para os desafios da era digital, antecipando tendências e cenários que mudarão, para sempre, o ecossistema do Marketing.

Entre as principais previsões para os próximos anos estão as novas abordagens à publicidade, que depende cada vez mais de conteúdos criativos e inspiradores em detrimento de campanhas pouco interactivas e meramente expositivas, o regresso do “brand entertainment”, que posiciona a marca junto de celebridades, curtas e longas-metragens ou de programas de televisão, criando novas linguagens e experiências, ou os avanços da Inteligência Artificial, que permitem uma análise profunda ao comportamento do consumidor e suportam tomadas de decisão com maior precisão e eficácia.

Estas estratégias, entre muitas outras, deverão fazer parte do dia-a-dia dos profissionais de Marketing e Comunicação. Para tal, é fundamental que estes apostem na sua formação contínua especializada, que garanta uma permanente actualização não apenas de competências técnico-científicas, mas sobretudo do estado de arte do sector.

De acordo com o professor Bruno Miguel Vieira, coordenador da Pós-Graduação em Digital Marketing Strategy e do Curso Técnico Superior Profissional em Gestão de Marketing Digital no ISAG – European Business School, «sendo o Marketing uma área em constante evolução, gestores e profissionais ligados a estas áreas devem ser capazes de antecipar e interpretar tendências, por forma a garantirem uma rápida e eficaz adaptação das suas empresas.

O consumidor está informado, atento e exigente e não se fideliza a marcas que não saibam dialogar com ele, sobretudo através dos canais digitais. Desta forma, cada vez mais, as empresas de diferentes sectores procuram profissionais com formação especializada na área de Marketing Digital de forma a garantir o sucesso dos seus negócios».

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